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DIVULGAÇÃO

557

Ambientes Educativos Inov@dores: Tecnologias Digitais no Ensino Profissional
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Curso

 

15.0 horas

 

Presencial

 

Descrição Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação

Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto
Exclusivo para formandos dos Agrupamentos associados ao CFAE

Têm prioridade os docentes que estejam a lecionar Ensino Profissional
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Ref. 311C37/A1 Inscrições abertas até 12-05-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-132721/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 14-05-2025

Fim: 25-06-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto

Formador

Andrea Isabel Pereira César Osório

Destinatários

Descrição Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação

Exclusivo para formandos dos Agrupamentos associados ao CFAE

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Descrição Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Descrição Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré

Enquadramento

Tendo em conta o Plano de Ação para a Transição Digital em curso e todas as ações de capacitação digital de docentes que estão no terreno, parece-nos útil e premente uma abordagem mais específica envolvendo a utilização das novas tecnologias e metodologias de ensino ativas no contexto do Ensino Profissional já que esta é uma modalidade de ensino de nível secundário de cariz prático por excelência. O desenvolvimento de competências digitais em ambientes de aprendizagem inovadores são uma necessidade para docentes e para alunos, já que o conhecimento pedagógico contextualizado e aplicado a situações reais, seja através de plataformas de ensino e aprendizagem ou de recursos digitais educativos, fará com que as competências digitais de ensinadores e aprendentes se tornem cada vez mais inovadoras e impactantes, possibilitando mudança de práticas emelhor sucesso educativo.

Objetivos

Refletir sobre o nível de maturidade/proficiência da escola (cursos profissionais) na utilização das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem; Conhecer o conceito de "Ambiente Educativos Inovadores”; Identificar os modelos de ensino híbrido; Aplicar as metodologias de ensino ativas nas práticas letivas dos cursos profissionais; Conhecer plataformas de ensino e de aprendizagem e de recursos digitais educativos aplicáveis ao EP; Aumentar as competências tecnológicas dos professores, na utilização de ferramentas da web para novas formas de trabalho com os alunos, disponibilização de recursos, interação/comunicação, reflexão, etc.; Promover a participação ativa dos professores na adequação e construção de uma "história de aprendizagem" ao seu contexto educativo; Promover a reflexão crítica sobre a implementação destas práticas pedagógicas inovadoras nas salas de aula e na escola do professor

Conteúdos

1. Apresentação de documentos orientadores 2. Ambientes Educativos Inovadores aplicados ao ensino profissional (EP) 3. Ensino híbrido e metodologias ativas 4. Ferramentas web e Apps para Ambientes Educativos Inovadores 5. Práticas pedagógicas inovadoras com Tecnologias Digitais com incidência nas práticas dos cursos do ensino profissional; 6. Partilha/discussão de práticas pedagógicas inovadoras com Tecnologias Digitais desenvolvidas pelos formandos no âmbito do EP

Metodologias

Aplicar-se-á uma metodologia de cariz teórico-prático, procurando-se privilegiar a vertente investigativa e participativa dos formandos, assim como a articulação com as suas práticas letivas. 1. Apresentação de documentos orientadores (1h) 2. Ambientes Educativos Inovadores aplicados ao Ensino Profissional (EP) (2h) 3. Ensino híbrido e metodologias ativas (3h) 4. Ferramentas web e Apps para Ambientes Educativos Inovadores (3h) 5. Práticas pedagógicas inovadoras com Tecnologias Digitais com incidência nas práticas dos cursos do Ensino Profissional; (3h) 6. Partilha/discussão de práticas pedagógicas inovadoras com Tecnologias Digitais desenvolvidas pelos formandos no âmbito do EnsinProfissional. (3h)

Avaliação

Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos terá por base a qualidade e adequação dos materiais pedagógicos produzidos, sendo formalizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores de acordo com a regulamentação em vigor (Cartas Circulares do CCPFC e Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio), no cumprimento das determinações legais.

Modelo

Questionário de Avaliação da Satisfação aplicado aos formandos no final da Ação, Relatório do(a) formador(a) e do CFAECAN.

Bibliografia

ANQEP (2020). Cursos Profissionais (site Web) https://anqep.gov.pt/np4/cursos_profissionais.html (Consultado na internet em 5 de abril de 2022) ANQEP (2022). Catálogo Nacional de Qualificações (site Web) https://catalogo.anqep.gov.pt/ (Consultado na internet em 5 de abril de 2022) Apresentação portuguesa do projeto “Living Schools Lab” (2014). http://lsl.dge.mec.pt/files/2013/01/site_lsl-project presentation_march2013_final_pt1.pdf Lucas, Margarida e Moreira, António (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. UA Editora Portugal INCoDe.2030 (2019). Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital para Portugal. https://www.incode2030.gov.pt/sites/default/files/qdrcd_set2019.pdf

Anexo(s)

Ficha Ação


Observações

Ao abrigo do n.º 5, do art.º 3.º, do Despacho n.º4840/2023, de 21 de abril, 3.ª alteração do Despacho n.º 779/2019, de 8/01, apresente ação de formação é excecionalmente considerada “como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento ,independentemente do disposto no n.º 2.”


INSCREVER-ME
570

ERASMUS+ _ Desafios e oportunidades da mobilidade individual para fins de aprendizagem_Partilha de práticas em rede
Dia 14/05 das 17:00 as 20:00

ACD

 

3.0 horas

 

e-learning

 

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores da Educação Especial

Online

dia 14/05 das 17:00 as 20:00
Ler mais Ler menos

Ref. 237C35/A2 Inscrições abertas até 12-05-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD 18 - 2024/2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 14-05-2025

Fim: 14-05-2025

Regime: e-learning

Local: Online

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores da Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas de Cister/ CFAECAN

Enquadramento

No âmbito do (s) projeto (s) Erasmus+ , desenvolvidos pelos Agrupamento de Escolas Associados, foram realizadas diferentes mobilidade no âmbito da Ação-Chave 1 do Erasmus+, para fins de aprendizagem, para a frequência de cursos estruturados e para acompanhamento no posto de trabalho (job shadowing). Esta ACD tem como propósito partilhar as aprendizagens e experiências de trabalho vivenciadas em contextos europeus no âmbito da formação e das práticas de referência vivenciadas pelos participantes, com o objetivo de refletir acerca dos desafios e das oportunidades que as mesmas apresentam para a melhoria dos processos de ensino e da aprendizagem e desenvolvimento integral de Todos os Alunos.

Objetivos

Promover o desenvolvimento profissional dos agentes educativos, bem como a dimensão europeia; Partilhar experiências de mobilidades no âmbito do projeto Erasmus+, nomeadamente a frequência de cursos estruturados e a atividade de acompanhamento no posto de trabalho (job shadowing); Disseminar os conhecimentos adquiridos através das experiências vivenciadas na mobilidade individual. Promover o trabalho colaborativo entre docentes e lideranças para maximizar a importância da dimensão europeia e da continuidade de projetos transnacionais;

Conteúdos

-Divulgação e Síntese dos Projetos Erasmus+: breve apresentação dos projetos e dos objetivos de cada mobilidade realizada. -Testemunhos e Relatos dos Participantes: partilha de experiências pessoais e práticas pedagógicas observadas ou aplicadas durante as mobilidades. -Reflexão e Debate Colaborativo: discussão orientada sobre a adaptação e implementação de práticas inovadoras no contexto das escolas locais.

Metodologias

Divulgação sumária dos Projetos; Relatos e testemunhos dos participantes; Reflexão e debate

Modelo

O Formando terá de assistir integralmente às 3 horas de formação para ser certificado. No final, ser-lhes-á pedido que preencham um questionário de satisfação.

Anexo(s)


Observações

ANE+EF Equipa de Monitorização & Avaliação 2017. Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida - A implementação do PALV em Portugal 2007-2013; ANE+EF Monitorização e Avaliação 2018. Inquérito à Satisfação dos Beneficiários do Erasmus+; Cunha A, Santos Y 2017 – Erasmus – A história do programa e a participação dos estudantes portugueses, Representação da Comissão Europeia em Portugal; Guerreiro J 2017. Relatório Nacional Intercalar de Avaliação da Implementação e Impacto do Programa Erasmus+; Peixoto P, Ferreira C (Ed.) 2013. Estudo de avaliação dos impactos da mobilidade para estágios: Impact assessment study on Erasmus and Leonardo da Vinci Traineeships; Soeiro S 2016. O impacto das Bolsas Suplementares Erasmus na mobilidade de estudantes do Ensino Superior com dificuldades socioeconómicas; Zimmermann J, Neyer F J 2013. Do we become a different person when hitting the road? Personality development of sojourners, Journal of Personality and Social Psychology, 105, 515-530.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona

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