
IV Conferência sobre Happy Schools em Portugal turma C71/A1
Apresentação
A 4a Conferência sobre Happy Schools em Portugal (Construir a Felicidade na diversidade) vem na sequência do trabalho desenvolvido em Portugal pela RIPEF (Rede Informal Portugal para Escolas Felizes), que surgiu na 1a Edição (2020) do Programa Happy Schools, criado pela Direção-Geral da Administração Escola em parceria com o Instituto Universitário Atlântica. Em 2023 a RIPEF transformou-se na Associação Happy Schools Portugal. Recordar que a 1a Conferência decorreu em 2022 em Lisboa, no Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira e a 2a Conferência decorreu em 2023 em Pombal, no Cine-Teatro Municipal, com o apoio do Pelouro de Felicidade. A 3a Conferências decorreu no Cine-Teatro Municipal de Alcanena. Todas as conferências tiveram o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO. Resultado dos trabalhos desenvolvidos, os colaboradores do Programa Happy Schools têm realizado várias parcerias com a UNESCO Paris em artigos, relatórios e no apoio à criação de Programas Happy Schools noutros países, com o objetivo de desenvolver um movimento global para Happy Schools. Nesta 4a Conferência pretendemos seguir a linha anterior das outras conferências, explorando a investigação realizada por especialistas universitários, ao mesmo tempo que partilhamos conhecimento, boas práticas e projetos enquadrados no modelo UNESCO para Happy Schools. No entanto, dado que o projeto em Portugal está a alcançar alguma maturidade, achámos que seria interessante abordar as Boas Práticas das Escolas que pretendem investir mais numa cultura de Happy School. No final, está prevista a publicação de um livro com textos dos oradores, em colaboração com o Projeto de Investigação “Perspetivas sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU).”
Destinatários
Docentes de todos os grupos de recrutamento
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Docentes de todos os grupos de recrutamento.
Objetivos
Transformar o ambiente escolar, tornando-o num espaço mais acolhedor, inclusivo e positivo, que potencie o sucesso escolar dos alunos, promova uma educação de qualidade e contribua para a saúde e vitalidade da comunidade escolar como um todo; Estimular o Desempenho e Sucesso Académico: contextos escolares positivos e inclusivos facilitam e promovem a participação ativa dos alunos nas aulas e contribuem para um maior envolvimento destes no processo de aprendizagem; Promover lideranças positivas e empáticas: organizações positivas e eficazes são construídas por lideranças inspiradoras, cooperantes que envolvem todos nos processos de decisão, criam espaços de aprendizagem criativos e inovadores e promovem a criação de ambientes saudáveis. Potenciar a Inovação e a Criatividade: alunos que se sentem apoiados e felizes, estão mais motivados para pensar de forma inovadora, tendendo a tornarem-se adultos mais produtivos e satisfeitos profissionalmente, contribuindo positivamente para a economia; Desenvolver Competências Sociais e Emocionais: promover competências como a empatia, a resolução de conflitos, o trabalho em equipa, entre outras, são fundamentais para o sucesso na vida adulta e para os desafios sociais e profissionais na atualidade; Promover a Saúde Mental e Bem-Estar: criar um ambiente escolar positivo e inclusivo contribuiu para mitigar os efeitos das pressões sociais, do bullying, do isolamento, concorrendo igualmente para uma redução do absentismo e abandono escolar; Promover práticas de inclusão e a interculturalidade: ambientes escolares promotores da inclusão e da cooperação geram um sentimento de pertença entre os elementos da comunidade escolar, melhorando a atmosfera escolar e incentivando uma cultura de apoio mútuo e respeito pelas diferenças; Preparar para a Diversidade do Mundo Real: a exposição a dirigentes perspetivas e experiências, num ambiente seguro e positivo contribui para a construção de cidadãos globais empáticos e bem informados; Estimular a Resiliência face às Mudanças Globais: num mundo em contante mudança, um ambiente escolar positivo e feliz contribui para fomentar a resiliência, dotando alunos com estratégias e ferramentas para enfrentarem as mudanças e incertezas de forma eficaz.
Conteúdos
A 4ª Conferência enquadra-se nos ODS 4 e 8. O modelo seguido é o da UNESCO Happy Schools, o qual se divide em 4 categorias: Princípios, Pessoas, Processos e Espaços. De acordo com a investigação e o trabalho já desenvolvido, acredita-se que a promoção e o desenvolvimento de Happy Schools contribui para o bem-estar, a saúde, a disciplina, o sucesso escolar, o trabalho digno, a cooperação, a concretização de projetos, a paz, etc. Estas conferências pretendem ser momentos de reflexão mais colaborativa, partilha de boas práticas e definição de perspetivas futuras, motivação para a disseminação do modelo num número cada vez maior de Escolas, projetos e ações. Nesta conferência em específico será apresentada a validação de uma escala para medir a felicidade na Escola.
Metodologias
A 4ª Conferência enquadra-se nos ODS 4 e 8. O modelo seguido é o da UNESCO Happy Schools, o qual se divide em 4 categorias: Princípios, Pessoas, Processos e Espaços. De acordo com a investigação e o trabalho já desenvolvido, acredita-se que a promoção e o desenvolvimento de Happy Schools contribui para o bem-estar, a saúde, a disciplina, o sucesso escolar, o trabalho digno, a cooperação, a concretização de projetos, a paz, etc. Estas conferências pretendem ser momentos de reflexão mais colaborativa, partilha de boas práticas e definição de perspetivas futuras, motivação para a disseminação do modelo num número cada vez maior de Escolas, projetos e ações. Nesta conferência em específico será apresentada a validação de uma escala para medir a felicidade na Escola.
Modelo
A certificação dos formandos depende do cumprimento integral das horas. Avaliação da ação através de questionário de satisfação a preencher pelos formandos BIBLIOGRAFIA: https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/noticias/abertas-inscricoes-para-a-i-conferencia-sobre-happy-schools-em-portugal-da-formacao-a-intervencao I Conferência sobre Happy Schools em Portugal - Da Formação à Intervenção - Atlântica - Instituto Universitário (uatlantica.pt) www.uatlantica.pt “Why the world needs happy schools: global report on happiness in and for learning”. O relatório de acesso aberto, pode ser consultado em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000389119 Why the world needs happy schools: global report on happiness in and for learning, disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000389119.locale=en
Anexo(s)
Observações
Programa (provisório) 09h30 – Sessão de Abertura Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Diretor-Geral da DGAE Coordenadora do Setor da Educação da Comissão Nacional da UNESCO Diretora-Geral do Instituto Universitário Atlântica Diretora do CFAE Alcobaça/Nazaré Diretora da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister Presidente da Direção da Associação Happy Schools Portugal 10h30 – “Diagnosticar o nível de felicidade na Escola: contributos do Survey Happy Schools 4.0” - Tiago Pita (European School of Alicante) 11h-11h30 – Pausa para café 11h30 – “O impacto social da felicidade no AE Alcanena” - Ana Cláudia Cohen (AE Alcanena) 12h – “Experiência de formação sobre Happy Schools num projeto ERASMUS+ numa Escola em Budapeste” - Ana Margarida Salavessa (AE Amadora Oeste) 12h30 – 12h30 – Estado-de-arte do projeto Escolas Felizes no mundo atual” - Alienor Salmon (Diretora da School of Happiness Inglaterra) 13h – 14h30: Pausa para almoço 14h30 – “Bullying como obstáculo à felicidade de alunos, professores e pessoal não-docente. Sugestões de melhoria” - Sílvia Neves (AE Manuel Teixeira Gomes, Portimão) 15h – “Liderança humanizada para uma Escola feliz” - Alberto Veronesi (AE de Santa Maria dos Olivais) 15h30 – Mesa redonda “Construir a felicidade na escola e na comunidade” - Representante do Município de Alcobaça: Chefe da Divisão de Felicidade, Saúde e Bem-Estar - Associação FelizCidade. - Agrupamentos de Escolas de Cister. - Moderação da diretora da EPADRC 16h30 – P & R do público 17h - Sessão de Encerramento Jorge Humberto Dias, Consultor científico da Associação Happy Schools Portugal
Programa (provisório) 09h30 – Sessão de Abertura Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Diretor-Geral da DGAE Coordenadora do Setor da Educação da Comissão Nacional da UNESCO Diretora-Geral do Instituto Universitário Atlântica Diretora do CFAE Alcobaça/Nazaré Diretora da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister Presidente da Direção da Associação Happy Schools Portugal 10h30 – “Diagnosticar o nível de felicidade na Escola: contributos do Survey Happy Schools 4.0” - Tiago Pita (European School of Alicante) 11h-11h30 – Pausa para café 11h30 – “O impacto social da felicidade no AE Alcanena” - Ana Cláudia Cohen (AE Alcanena) 12h – “Experiência de formação sobre Happy Schools num projeto ERASMUS+ numa Escola em Budapeste” - Ana Margarida Salavessa (AE Amadora Oeste) 12h30 – 12h30 – Estado-de-arte do projeto Escolas Felizes no mundo atual” - Alienor Salmon (Diretora da School of Happiness Inglaterra) 13h – 14h30: Pausa para almoço 14h30 – “Bullying como obstáculo à felicidade de alunos, professores e pessoal não-docente. Sugestões de melhoria” - Sílvia Neves (AE Manuel Teixeira Gomes, Portimão) 15h – “Liderança humanizada para uma Escola feliz” - Alberto Veronesi (AE de Santa Maria dos Olivais) 15h30 – Mesa redonda “Construir a felicidade na escola e na comunidade” - Representante do Município de Alcobaça: Chefe da Divisão de Felicidade, Saúde e Bem-Estar - Associação FelizCidade. - Agrupamentos de Escolas de Cister. - Moderação da diretora da EPADRC 16h30 – P & R do público 17h - Sessão de Encerramento - Jorge Humberto Dias, Consultor científico da Associação Happy Schools Portugal