Aplicação prática de Vídeo Mapping turma T1
Apresentação
A ação prática tem como base o princípio da aprendizagem por investigação e ação, valorizando a experimentação direta do Vídeo Mapping como recurso pedagógico e artístico. A abordagem prática fomenta a aprendizagem significativa, ao permitir que os formandos aplicarem conceitos técnicos na manipulação real de superfícies e conteúdos audiovisuais, desenvolvendo autonomia e capacidade crítica para ajustar e personalizar projetos de mapeamento. Essa experiência imersiva reforça a integração entre teoria e prática, essencial para a consolidação de competências digitais e criativas, e para a preparação de docentes capazes de dinamizar processos educativos inovadores e motivadores para os alunos.
Destinatários
Professores dos grupos 550 e 600
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Executar todos os passos básicos de configuração e uso do sistema de Vídeo Mapping em ambiente escolar. Realizar o levantamento e a representação digital de uma superfície ou objeto simples, apta para projeção mapeada. Criar e ajustar conteúdos audiovisuais (imagens, animações, som) para aplicações práticas de Video Mapping. Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas práticos durante a experimentação com projeção e mapeamento. Refletir sobre a integração da tecnologia em práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas, avaliando as potencialidades do Vídeo Mapping para projetos futuros.
Conteúdos
Montagem e configuração básica de um sistema de Vídeo Mapping para contexto escolar. Levantamento prático de medidas de uma superfície e modelação digital simplificada. Criação colaborativa de conteúdos audiovisuais prontos para projeção (imagens, animações ou elementos sonoros). Aplicação dos conteúdos criados e ajuste fino do mapping sobre a superfície real. Identificação e resolução de problemas técnicos durante a experimentação prática. Partilha, reflexão e debate sobre as experiências práticas e potenciais aplicações futuras no contexto educativo.
Metodologias
Durante a ACD o formador fará exposição de conteúdos utilizando recursos audiovisuais para introduzir conceitos, teorias e informações aos formandos. Serão demonstrados Casos de Estudos relevantes e posteriormente serão demonstrados procedimentos, enquanto os formandos observam e, posteriormente, replicam o que foi explicado. No final, os formandos irão participar na resolução de problemas através de atividades práticas individuais e em grupo.
Modelo
No final, os formandos irão avaliar o desempenho do formador e da ACD através de questionários com perguntas abertas e fechadas sobre a qualidade dos conteúdos, dos materiais e da organização.
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |