Introdução ao Vídeo Mapping turma T1
Apresentação
O Vídeo Mapping constitui uma técnica multimodal que alia design, som e projeção para transformar superfícies tridimensionais em experiências visuais imersivas e dinâmicas. Na educação, atribui-se ao Vídeo Mapping o potencial de promover aprendizagens ativas, interdisciplinaridade e criatividade, ao possibilitar que alunos e professores criem projetos integrando artes visuais, multimédia e tecnologia. Seu uso pedagógico estimula a compreensão de conceitos complexos de forma intuitiva e artística, favorecendo a participação e o envolvimento dos estudantes em processos construtivistas. A projeção mapeada permite o desenvolvimento de competências técnicas e criativas, desde o mapeamento digital até a produção audiovisual sincronizada, configurando-se como uma ferramenta inovadora para o ensino contemporâneo com alinhamento curricular ao Perfil dos Alunos e competências digitais.
Destinatários
Professores dos grupos 550 e 600
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Objetivo geral: Compreender e aplicar as bases técnicas e criativas do Vídeo Mapping, explorando software e processos essenciais para implementação em contexto escolar. Compreender os princípios fundamentais do Vídeo Mapping e suas aplicações pedagógicas e artísticas. Dominar as etapas técnicas de criação de um projeto de Vídeo Mapping: conceção, mapeamento, sincronização e projeção. Explorar ferramentas digitais de modelação, animação e projeção utilizadas no Vídeo Mapping. Desenvolver competências para planear e implementar atividades de aprendizagem com recurso à projeção mapeada. Promover a integração de linguagens visuais e sonoras em contextos educativos multidisciplinares. Estimular a criatividade e a experimentação tecnológica dos docentes e dos alunos em contextos de projeto.
Conteúdos
Introdução às principais técnicas de Vídeo Mapping e exemplos de design educativo e artístico. Tecnologias de hardware e software para mapeamento e projeção. Técnicas de medição e levantamento digital de arquitetura/objetos. Representação tridimensional de superfícies para aplicação de projeção. Conceito e design de produção audiovisual: elaboração de conteúdos digitais (vídeo, gráficos, som). Máscaras, contornos e criação de conteúdos específicos para mapping. Configuração de múltiplos projetores e gestão de saídas de vídeo. Definição, planeamento e testes práticos de projetos de Vídeo Mapping em ambiente educativo. Discussão final e síntese das aprendizagens adquiridas.
Metodologias
Durante a ACD o formador fará exposição de conteúdos utilizando recursos audiovisuais para introduzir conceitos, teorias e informações aos formandos. Serão demonstrados Casos de Estudos relevantes e posteriormente serão demonstrados procedimentos, enquanto os formandos observam e, posteriormente, replicam o que foi explicado. No final, os formandos irão participar na resolução de problemas através de atividades práticas individuais e em grupo.
Avaliação
Os formandos serão avaliados por monitorização progressiva ao longo da ACD através de exercícios práticos durante as sessões, trabalhos de grupo e individuais por observação direta do desempenho. No final da ACD serão avaliados pela aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na resolução de exercícios práticos.
Modelo
No final, os formandos irão avaliar o desempenho do formador e da ACD através de questionários com perguntas abertas e fechadas sobre a qualidade dos conteúdos, dos materiais e da organização.
Bibliografia
Maniello, D. (2015). Augmented Reality in Public Spaces. Basic Techniques for Video Mapping; Schmitt, D., Thébault, M., & Burczykowski, L. (2020). Image Beyond the Screen: Projection Mapping. John Wiley & Sons.
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 07-01-2026 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 14-01-2026 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |