Erasmus+ e o Desenvolvimento Profissional Docente: Práticas, Reflexões e Impactos turma T1
Apresentação
No âmbito dos projetos Erasmus+, desenvolvidos pelos Agrupamentos de Escolas Associados, foram realizadas diversas mobilidades europeias no quadro da Ação-Chave 1 (KA1) — destinadas à aprendizagem, à frequência de cursos estruturados e à observação em contexto de trabalho (job shadowing). Estas experiências constituem oportunidades únicas de crescimento profissional e pessoal, permitindo aos participantes conhecer novas realidades educativas, metodologias pedagógicas inovadoras e contextos culturais diversos. A presente Ação de Curta Duração (ACD) tem como principal propósito partilhar aprendizagens, práticas e experiências vividas em contextos europeus, refletindo sobre os desafios e oportunidades que estas mobilidades representam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento integral de todos os alunos. Mais do que relatar experiências, esta ação pretende inspirar, aproximar escolas e fortalecer a dimensão europeia da educação, promovendo o trabalho colaborativo entre docentes e lideranças educativas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Promover o desenvolvimento profissional dos agentes educativos, reforçando a dimensão europeia da educação; Partilhar experiências de mobilidade Erasmus+, nomeadamente cursos estruturados e atividades de job shadowing; Disseminar conhecimentos e boas práticas adquiridos em contextos europeus; Fomentar a colaboração entre docentes e lideranças, reforçando a continuidade de projetos transnacionais e o impacto positivo das mobilidades nas escolas.
Conteúdos
- Contextualização e Enquadramento do Programa Erasmus+ Ação-Chave 1 (KA1): objetivos, tipologias e impacto das mobilidades; A importância da mobilidade individual para o desenvolvimento profissional e pessoal dos docentes; A dimensão europeia na educação e a construção de uma cultura de cooperação entre escolas. - Divulgação e Síntese dos Projetos Erasmus+ dos Agrupamentos Apresentação breve dos projetos desenvolvidos e das áreas de intervenção; Objetivos específicos de cada mobilidade (cursos estruturados, job shadowing, formação linguística, etc.); Resultados esperados e impacto na comunidade educativa. - Testemunhos e Partilha de Experiências Relatos pessoais e profissionais dos participantes nas mobilidades; Desafios enfrentados, aprendizagens adquiridas e contributos para a prática docente; Observação e análise de práticas pedagógicas europeias inovadoras; - Reflexão e Debate Colaborativo Identificação dos desafios e oportunidades resultantes da mobilidade; Estratégias para integração e sustentabilidade das práticas observadas; Dinâmicas de trabalho colaborativo entre docentes e lideranças escolares; Criação e fortalecimento de redes europeias de cooperação educativa.
Metodologias
Exposição dialogada (abertura da sessão e na apresentação dos projetos Erasmus+; contextualização do tema, apresentar os objetivos da ação e partilhar informações relevantes de forma dinâmica e acessível) Apresentação de experiências e testemunhos (os participantes das mobilidades partilham relatos pessoais, boas práticas observadas e exemplos concretos de atividades desenvolvidas), com suporte multimédia (vídeos, fotos, apresentações curtas). Síntese e reflexão final.
Modelo
A certificação dos formandos depende do cumprimento integral das horas. Avaliação da ação através de questionário de satisfação a preencher pelos formandos.
Observações
Bibliografia e Materiais de Apoio: Comissão Europeia – Erasmus+ Programme Guide Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação – Documentos de apoio e relatórios Relatórios e apresentações dos projetos Erasmus+ dos Agrupamentos participantes Testemunhos e materiais pedagógicos resultantes das mobilidades individuais
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |