Espécies Autóctones - das sementes aos Gigantes do PNSAC turma T1
Apresentação
A Floresta Autóctone é um ativo nacional ainda mal conhecido. Um indicador desse desconhecimento é por exemplo, a comemoração do Dia da Árvore, a 21 de março, estar ainda associada a plantações. A posição biogeográfica de Portugal traduz-se num coberto vegetal muito diverso e bem adaptado ao clima mediterrânico. Num contexto de alterações climáticas globais compreender e conhecer as espécies autóctones é estratégico para o ordenamento do território, mas também no contexto da saúde e bem-estar. As aprendizagens essenciais abordam amplamente estes assuntos, mas quase sempre de forma breve e formal. Aproveitando as Comemoraçoes do Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro, esta ACD visa alavancar dinâmicas baseadas em exemplares autóctones locais contrariando o fenómeno de Plant Blindness e promovendo, de forma transversal, a literacia botânica.
Destinatários
Professores do 2º e 3ºciclo e secundário (grupos 230, 520)
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Comemoração do Dia da Floresta Autóctone Compreender o conceito de Plant Blindness Aproximar os docentes da Área protegia – PNSAC Promover a conservação da Natureza e da Biodiversidade Promover a conexão de pessoas com a natureza local Conhecer espécies autóctones Conhecer árvores monumentais e compreender o seu valor estético, cultural e biológico Conhecer o procedimento de classificação de arvoredo de interesse público Abordar matérias curriculares de forma informal e considerando os recursos naturais locais
Conteúdos
Espécies autóctones - identificação, recolha de sementes e propagação. Espécies Autóctones e Serviços dos Ecossistemas Carvalhos de Portugal – espécies e proteção legal Classificação de espécimes autóctones - o exemplo do Sobreiro da ESDICA. Visita ao PNSAC – identificação de espécies autóctones, contacto direto com os valores paisagísticos, culturais e de conservação que alguns exemplares encerram.
Metodologias
Abordagem teórica com recurso a power-point e guias/livros técnicos Abordagem prática com recurso a amostras de material vegetal e visita a espécies do Jardim da ESDICA Visita interpretativa com percurso pedestre no interpretativo no PNSAC – Mira de Aire 2 horas indoor com recurso a amostras de material e 1h exercícios junto do espécimes do jardim da ESDICA 3 horas outdoor com percurso interpretativo no PNSAC – Mira de Aire
Modelo
A certificação dos formandos depende do cumprimento integral das horas. Documento de reflexão sobre a ação (10 linhas) e proposta de atividade com base em qualquer dos assuntos abordados (1 página) Avaliação da ação através de questionário de satisfação a preencher pelos formandos.
Observações
Bibliografia: WWW.ICNF.PT ; Livros e guias de campo vários a disponibilizar ao formandos. Proposta de datas: 26 Novembro 16h30 às 19h30 (ESDICA) e 29 Novembro das 10h00 às 13h00 (ponto de encontro é na Escola Básica e Secundária de Mira de Aire, Porto de Mós)