Educação 4.0: NotebookLM e Napkin na Prática – Ferramentas de Estudo, Organização e Criatividade com IA turma C87/A1
Apresentação
A inteligência artificial (IA) está a transformar rapidamente a forma como aprendemos e ensinamos, oferecendo novas oportunidades para tornar o processo educativo mais dinâmico, personalizado e eficaz. Para os docentes, é fundamental manter-se constantemente atualizados, uma vez que a evolução tecnológica é extremamente rápida e as ferramentas disponíveis mudam com frequência. Conhecer e compreender a IA na prática educativa é essencial para garantir uma educação de qualidade, ética e alinhada com os desafios do século XXI. O NotebookLM, desenvolvido pela Google, permite resumir textos, gerar perguntas, simplificar conceitos complexos e criar relações entre diferentes fontes de informação. Já o Napkin oferece uma abordagem de pensamento visual, transformando notas dispersas em mapas de conhecimento interligados e estimulando a criatividade. A utilização combinada destas duas ferramentas potencia práticas pedagógicas inovadoras: o NotebookLM como apoio ao estudo e à análise crítica, e o Napkin como recurso para estruturar ideias e promover o pensamento criativo e colaborativo. Esta ação pretende explorar o potencial destas ferramentas no contexto educativo, refletindo também sobre os limites, os riscos e a importância do uso ético e responsável da IA
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Familiarizar os formandos com as funcionalidades do NotebookLM e do Napkin; • Explorar estratégias para análise de documentos e organização de ideias com recurso a IA; • Desenvolver competências de utilização prática destas ferramentas no planeamento e dinamização de aulas; • Refletir sobre limitações, riscos e questões éticas no uso de IA em contexto educativo; • Promover práticas pedagógicas inovadoras, críticas e criativas
Conteúdos
Introdução às Ferramentas de IA para Educação • O que são o NotebookLM e o Napkin? • Funcionalidades principais e diferenças entre as duas ferramentas; • Exemplos de utilização na prática pedagógica. Utilização Pedagógica do NotebookLM • Geração de resumos, FAQs e explicações simplificadas; • Apoio ao estudo e à compreensão de documentos complexos; • Análise comparativa de diferentes textos Utilização Pedagógica do Napkin • Criação de mapas visuais de conceitos e ideias; • Estruturação de projetos colaborativos; • Fomento do pensamento crítico e criativo através de ligações entre ideias. Contexto Prático • Simulação de aplicação em sala de aula (estudo de um tema e construção colaborativa de conhecimento). Questões Éticas e Limitações • Fiabilidade da informação gerada; • Papel do professor na validação e mediação crítica. • Reflexão e Perspetivas Futuras • Potencial do uso combinado destas ferramentas;
Metodologias
Apresentação, discussão e reflexão do tema. Recurso a casos práticos de estratégias e recursos de resposta em contexto escolar. Reflexão e debate acerca de estratégias a implementar.
Modelo
A certificação dos formandos depende do cumprimento integral das horas. Avaliação da ação através de questionário de satisfação a preencher pelos formandos.
Anexo(s)
Observações
Comissão Europeia. (2024). Plano de Ação para a Educação Digital 2024-2027: Adaptando-se à era da Inteligência Artificial. Serviço das Publicações da União Europeia. https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focus-topics/digital-education/action-plan/action-6 Comissão Europeia. (2025). Diretrizes éticas para educadores sobre o uso da IA. https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focus-topics/digital-education/action-plan/ethical-guidelines-for-educators-on-using-ai Conselho da União Europeia. (2025). Legislação para utilização da inteligência artificial. https://www.dge.mec.pt/noticias/conselho-da-uniao-europeia-aprova-legislacao-para-utilizacao-da-inteligencia-artificial Franqueira, A. S., Souza, E. G., & Wanderley, T. G. (2024). Inteligência artificial na educação: tendências atuais e perspectivas futuras. Revista Caderno Pedagógico, 21(5), 1-21. https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/download/4148/2920/10584 Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia. (2024). Regulamentação da inteligência artificial na União Europeia: Uma análise do AI Act. https://www.gee.gov.pt/pt/documentos/estudos-e-seminarios/artigos/10243-gee-em-analise-regulamento-da-inteligencia-artificial/file Governo de Portugal. (2022). Estratégia Nacional de Inteligência Artificial. INCoDe 2030. https://www.incode2030.gov.pt/aip-2030/ Parlamento Europeu. (2023). Lei da UE sobre IA: primeira regulamentação de inteligência artificial. https://www.europarl.europa.eu/pdfs/news/expert/2023/6/story/20230601STO93804/20230601STO93804_pt.pdf União Europeia. (2024). Regulamento sobre Inteligência Artificial. https://www.compete2030.gov.pt/comunicacao/noticias-pt-informacao/comissao-europeia-aprova-regulamento-sobre-inteligencia-artificial/
Formador
Manuel Vicente Silva Cunha Calado
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |