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Educação 4.0: Padlet TA na Prática – A inteligência Artificial no Padlet turma C86/A1

Apresentação

A inteligência artificial (IA) está a transformar rapidamente a forma como aprendemos e ensinamos, oferecendo novas oportunidades para tornar o processo educativo mais dinâmico, personalizado e eficaz. Para os docentes, é fundamental manter-se constantemente atualizados, uma vez que a evolução tecnológica é extremamente rápida e as ferramentas disponíveis mudam com frequência. Conhecer e compreender a IA na prática educativa é essencial para garantir uma educação de qualidade, ética e alinhada com os desafios do século XXI. O Padlet é uma plataforma colaborativa reconhecida no contexto educativo, que permite criar murais digitais interativos, favorecendo a participação ativa e a co-construção de conhecimento. Com a introdução do Padlet TA (Teaching Assistant), potenciada por inteligência artificial, os docentes passam a dispor de ferramentas adicionais para organizar conteúdos, sugerir ideias, resumir discussões e apoiar a planificação de atividades. A sua utilização permite promover práticas pedagógicas inovadoras, facilitar a diferenciação e personalização do ensino, bem como desenvolver competências de colaboração, comunicação e pensamento crítico nos alunos. Esta ação pretende explorar o potencial do Padlet TA como recurso pedagógico, oferecendo exemplos práticos e oficinas de aplicação no quotidiano escolar.

Destinatários

Professores da Educação Especial; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores do 2º Ciclo; Professores do 1º Ciclo; Educação Especial; Educadores de Infância;

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

• Familiarizar os participantes com as funcionalidades do Padlet e do Padlet TA (IA integrada); • Explorar a criação e dinamização de murais digitais no ensino-aprendizagem; • Desenvolver estratégias para integrar a colaboração mediada por IA em diferentes áreas curriculares; • Refletir sobre os limites, riscos e aspetos éticos da utilização da IA em contextos colaborativos; • Promover práticas de ensino inovadoras, inclusivas e centradas no aluno

Conteúdos

Introdução ao Padlet e Padlet TA O que é o Padlet? Funcionalidades do Padlet TA (IA): síntese de textos, apoio à organização de ideias, geração de recursos. Exemplos de utilização em contexto pedagógico. Utilização Pedagógica do Padlet TA Criação de murais colaborativos interativos; Apoio à diferenciação pedagógica e inclusão; Utilização de IA para planificação, brainstorming e organização de projetos; Atividades interativas com alunos: fóruns de debate, portefólios digitais, mapas mentais. Contexto Prático Criação e dinamização de um mural digital com IA; Exercícios de brainstorming e síntese automática; Simulação de atividades de colaboração em sala de aula. Questões Éticas e Limitações Papel do professor como mediador e orientador crítico. Reflexão e Perspetivas Futuras Impacto do Padlet TA na prática pedagógica e na colaboração dos alunos; Perspetivas de integração da IA em plataformas educativas digitais.

Metodologias

Apresentação, discussão e reflexão do tema. Recurso a casos práticos de estratégias e recursos de resposta em contexto escolar. Reflexão e debate acerca de estratégias a implementar.

Modelo

A certificação dos formandos depende do cumprimento integral das horas. Avaliação da ação através de questionário de satisfação a preencher pelos formandos.

Anexo(s)

Observações

Comissão Europeia. (2024). Plano de Ação para a Educação Digital 2024-2027: Adaptando-se à era da Inteligência Artificial. Serviço das Publicações da União Europeia. https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focus-topics/digital-education/action-plan/action-6 Comissão Europeia. (2025). Diretrizes éticas para educadores sobre o uso da IA. https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focus-topics/digital-education/action-plan/ethical-guidelines-for-educators-on-using-ai Conselho da União Europeia. (2025). Legislação para utilização da inteligência artificial. https://www.dge.mec.pt/noticias/conselho-da-uniao-europeia-aprova-legislacao-para-utilizacao-da-inteligencia-artificial Franqueira, A. S., Souza, E. G., & Wanderley, T. G. (2024). Inteligência artificial na educação: tendências atuais e perspectivas futuras. Revista Caderno Pedagógico, 21(5), 1-21. https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/download/4148/2920/10584 Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia. (2024). Regulamentação da inteligência artificial na União Europeia: Uma análise do AI Act. https://www.gee.gov.pt/pt/documentos/estudos-e-seminarios/artigos/10243-gee-em-analise-regulamento-da-inteligencia-artificial/file Governo de Portugal. (2022). Estratégia Nacional de Inteligência Artificial. INCoDe 2030. https://www.incode2030.gov.pt/aip-2030/ Parlamento Europeu. (2023). Lei da UE sobre IA: primeira regulamentação de inteligência artificial. https://www.europarl.europa.eu/pdfs/news/expert/2023/6/story/20230601STO93804/20230601STO93804_pt.pdf União Europeia. (2024). Regulamento sobre Inteligência Artificial. https://www.compete2030.gov.pt/comunicacao/noticias-pt-informacao/comissao-europeia-aprova-regulamento-sobre-inteligencia-artificial

Formador

Manuel Vicente Silva Cunha Calado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-11-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 13-11-2025
Fim: 13-11-2025
Acreditação: ACD 9 - 2025/2026
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online

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