
Jornadas de Abertura do Ano Letivo 25/26 - À Descoberta da Nazaré – Património e Cultura turma T1
Apresentação
Estas Jornadas assumem-se como um espaço privilegiado de reflexão e de valorização do património, da cultura e da identidade local da Nazaré, criando pontes entre a comunidade educativa e o meio envolvente. A ação insere-se no quadro do desenvolvimento do currículo português, promovendo a integração das Aprendizagens Essenciais (AE) com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), valorizando competências como o pensamento crítico, a criatividade, a cidadania e a consciência cultural. Ao explorar o património natural, histórico e cultural da Nazaré, pretende-se estimular a implementação de projetos inter e transdisciplinares, favorecendo a articulação entre diferentes áreas do saber e reforçando o papel da escola como promotora de uma educação contextualizada e significativa.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Conhecer e valorizar o património e a cultura locais como recursos pedagógicos. Reconhecer o impacto das novas dinâmicas de desenvolvimento turístico na Nazaré e a sua relação com a sustentabilidade e a cidadania ativa. Promover práticas pedagógicas integradoras, com potencial de ligação entre diferentes disciplinas, contribuindo para o desenvolvimento de competências do PASEO. Estimular o desenho e implementação de projetos educativos interdisciplinares com base no contexto local, favorecendo aprendizagens significativas e colaborativas. Sensibilizar os docentes para a utilização de metodologias ativas, centradas no aluno, que permitam ligar os conteúdos curriculares ao meio envolvente.
Conteúdos
Origens e evolução histórica da Nazaré: da Pederneira ao Sítio. As Ondas Gigantes da Nazaré: impacto cultural, social e económico. Património cultural e religioso: expressão da identidade local. Dinamização turística e sustentabilidade: oportunidades e desafios para o futuro.
Metodologias
Metodologias: visitas de exploração patrimonial, debates temáticos, trabalho colaborativo interdisciplinar e elaboração de propostas de integração curricular em AE.
Modelo
Certificação dos formandos condicionada à frequência da totalidade da formação. Preenchimento de formulário de avaliação da ação.
Anexo(s)
Observações
Ana Adelaide Hilário
Formador
Maria Manuela de Jesus Faustino Prata
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-09-2025 (Terça-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |