655

Jornadas de Abertura do Ano Letivo 25/26 - À Descoberta da Nazaré – Património e Cultura turma T1

Apresentação

Estas Jornadas assumem-se como um espaço privilegiado de reflexão e de valorização do património, da cultura e da identidade local da Nazaré, criando pontes entre a comunidade educativa e o meio envolvente. A ação insere-se no quadro do desenvolvimento do currículo português, promovendo a integração das Aprendizagens Essenciais (AE) com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), valorizando competências como o pensamento crítico, a criatividade, a cidadania e a consciência cultural. Ao explorar o património natural, histórico e cultural da Nazaré, pretende-se estimular a implementação de projetos inter e transdisciplinares, favorecendo a articulação entre diferentes áreas do saber e reforçando o papel da escola como promotora de uma educação contextualizada e significativa.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Conhecer e valorizar o património e a cultura locais como recursos pedagógicos. Reconhecer o impacto das novas dinâmicas de desenvolvimento turístico na Nazaré e a sua relação com a sustentabilidade e a cidadania ativa. Promover práticas pedagógicas integradoras, com potencial de ligação entre diferentes disciplinas, contribuindo para o desenvolvimento de competências do PASEO. Estimular o desenho e implementação de projetos educativos interdisciplinares com base no contexto local, favorecendo aprendizagens significativas e colaborativas. Sensibilizar os docentes para a utilização de metodologias ativas, centradas no aluno, que permitam ligar os conteúdos curriculares ao meio envolvente.

Conteúdos

Origens e evolução histórica da Nazaré: da Pederneira ao Sítio. As Ondas Gigantes da Nazaré: impacto cultural, social e económico. Património cultural e religioso: expressão da identidade local. Dinamização turística e sustentabilidade: oportunidades e desafios para o futuro.

Metodologias

Metodologias: visitas de exploração patrimonial, debates temáticos, trabalho colaborativo interdisciplinar e elaboração de propostas de integração curricular em AE.

Modelo

Certificação dos formandos condicionada à frequência da totalidade da formação. Preenchimento de formulário de avaliação da ação.

Anexo(s)

Observações

Ana Adelaide Hilário

Formador

Maria Manuela de Jesus Faustino Prata

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2025 (Terça-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
Início: 09-09-2025
Fim: 09-09-2025
Acreditação: ACD 3 - 2025/26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Nazaré