Investigar com Micro:bit turma T1
Apresentação
A utilização da placa micro:bit em contexto educativo abre portas a uma aprendizagem mais ativa, experimental e interdisciplinar, promovendo o desenvolvimento do pensamento computacional e do espírito científico em alunos de todas as idades. Trata-se de uma ferramenta acessível e versátil, que permite aos professores de qualquer grupo disciplinar criar cenários pedagógicos inovadores, ajustados a diferentes níveis de ensino. Investigar com micro:bit possibilita a concretização de projetos que envolvem ciência, tecnologia, matemática, artes e engenharia, alinhando-se com as Aprendizagens Essenciais, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e os desafios do século XXI. Ao explorar e experimentar os recursos do micro:bit, os professores adquirem competências para implementar práticas pedagógicas diferenciadoras e motivadoras, mesmo sem formação tecnológica avançada.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Objetivo Geral: - Capacitar professores de qualquer área para integrar o micro:bit como ferramenta pedagógica, promovendo aprendizagens ativas, criativas e alinhadas com os desafios atuais da educação. Objetivos Específicos: - Compreender as potencialidades do micro:bit para a aprendizagem interdisciplinar. - Explorar e experimentar a programação e funcionalidades básicas da placa micro:bit. - Conceber atividades didáticas com micro:bit, adaptadas à sua disciplina e nível de ensino. - Refletir sobre estratégias para promover equidade e motivação em projetos baseados em micro:bit.
Conteúdos
Conteúdos Programáticos 1. Micro:bit na educação: potencialidades pedagógicas - Caracterização da placa, exemplos em diferentes disciplinas, integração curricular. 2. Experimentação prática - Programação por blocos (através do simulador MakeCode), uso de sensores, criação de projetos simples (como a exibição de mensagens ou animações) e significativos. 3. Planificação de atividades - Adaptação de atividades às realidades dos formandos, sugestões para avaliação formativa e boas práticas de implementação.
Metodologias
Metodologia - Sessão dinâmica, alternando exposição breve, demonstração prática e experimentação orientada. - Trabalho colaborativo em pequenos grupos para planificação/adaptação de recursos e partilha de experiências. - Estratégias participativas, promovendo reflexão e aplicação contextualizada, com apoio individualizado do formador. Esta abordagem garante aos professores autonomia e confiança para inovar em sala de aula, valorizando a tecnologia educativa, a criatividade e a inclusão.
Modelo
Preenchimento de formulário de Avaliação da Ação.
Anexo(s)
Formador
Samuel Carvalho Branco
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 08-01-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |