649

Atividades STEM na sala de aula - kits Arduíno turma T1

Apresentação

As atividades STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) assumem hoje um papel central na promoção de aprendizagens relevantes, práticas e alinhadas com as competências-chave para o século XXI. A integração de atividades STEM em qualquer disciplina potencializa a resolução de problemas, a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento do pensamento crítico, respondendo ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ao proporcionar experiências desafiantes e motivadoras, as atividades STEM contribuem para a aproximação entre teoria e prática e tornam a aprendizagem mais significativa e inclusiva para todos os níveis de ensino e áreas curriculares. Esta ação de formação de curta duração é do interesse de qualquer professor independentemente do grupo disciplinar, dada a transversalidade das metodologias STEM e o seu potencial para favorecer abordagens interdisciplinares, estimular a literacia científica e tecnológica e promover a equidade de oportunidades de aprendizagem, nomeadamente através da utilização de recursos digitais e tecnológicos ao serviço da educação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Objetivo Geral: - Capacitar os professores para planificar e desenvolver atividades STEM inovadoras, adaptando-as à sua realidade educativa e promovendo aprendizagens ativas, experimentais e integradoras. Objetivos Específicos: - Compreender o conceito e a importância de atividades STEM na educação. - Identificar recursos e estratégias para introduzir atividades STEM em diferentes contextos disciplinares. - Experimentar e planificar uma atividade STEM de fácil implementação. - Refletir sobre a adaptação das práticas em função das aprendizagens realizadas pelos alunos, promovendo a inclusão e a equidade educativa.

Conteúdos

Conteúdos Programáticos 1. STEM na escola atual: fundamentos e aplicações - O que são atividades STEM e porque são essenciais hoje. - Exemplos de integração transversal em diferentes disciplinas. 2. Exploração de recursos e equipamentos STEM - Demonstração prática de kits/recursos STEM acessíveis nas escolas. - Abordagem de componentes tecnológicos simples (sensores, energias renováveis, materiais recicláveis e digitais). 3. Partilha, adaptação e reflexão - Discussão dos desafios, oportunidades e impacto das atividades STEM no percurso dos alunos.

Metodologias

Metodologia - Sessão dinâmica, intercalando exposição sintética, demonstração prática de atividades STEM e momentos de experimentação orientada pelos formandos. - Trabalho prático individual ou em pequenos grupos para desenho e simulação de uma atividade STEM, a partir de recursos simples e adaptados às áreas disciplinares dos participantes. - Discussão e partilha dirigida pelo formador, com enfoque na aplicabilidade imediata e contextualizada das práticas em cada realidade educativa. - Valorização do trabalho colaborativo, da reflexão crítica e do apoio personalizado ao longo da sessão. Esta ação visa dotar os professores de competências essenciais para tornar as suas práticas pedagógicas mais inovadoras, motivadoras e alinhadas com os desafios do futuro.

Modelo

Preenchimento de formulário de avaliação da ação.

Anexo(s)

Formador

Samuel Carvalho Branco

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-12-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 04-12-2025
Fim: 04-12-2025
Acreditação: ACD 13 - 2025/26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Online

INSCREVER-ME