648

Explorar e programar com robôs - Lego Spike turma T1

Apresentação

A robótica educativa é uma abordagem inovadora que favorece a aprendizagem ativa, o desenvolvimento do pensamento computacional e a capacidade de resolução de problemas em alunos de todas as idades. Integrar robôs no ensino permite ligar a teoria à prática, promovendo projetos interdisciplinares que envolvem ciências, matemática, tecnologia, artes e outras áreas do currículo. Ao proporcionar aos professores a oportunidade de explorar e programar robôs, potencia-se a adoção de metodologias ativas, estimula-se a criatividade e fomenta-se nos alunos o gosto pela investigação, colaboração e experimentação. A acessibilidade de robôs educativos atuais torna esta proposta viável para todos os níveis de ensino, mesmo para docentes sem formação tecnológica avançada, promovendo uma cultura de inovação e inclusão.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Objetivo Geral: - Capacitar professores de qualquer área para explorar, programar e aplicar robôs educativos em cenários de aprendizagem ativa, motivadora e alinhada com as competências do século XXI. Objetivos Específicos: - Compreender o potencial pedagógico dos robôs na aprendizagem experimental e interdisciplinar. - Explorar os conceitos básicos de funcionamento e programação de robôs. - Planificar atividades didáticas com robôs, adaptadas à realidade da sua disciplina e alunos. - Refletir sobre estratégias para promover equidade, motivação e criatividade através da robótica.

Conteúdos

Conteúdos Programáticos 1. A robótica educativa no contexto curricular - Tipos de robôs educativos; exemplos de aplicação em diferentes disciplinas e níveis de ensino. 2. Programação inicial e exploração prática - Conceitos fundamentais: movimentos, sensores, programação por blocos. - Demonstração e manipulação dos robôs em experiências simples e adaptáveis. 3. Planificação de atividades com robôs - Sugestões de mini-projetos; integração com o currículo; avaliação formativa e boas práticas.

Metodologias

Metodologia - Sessão dinâmica, alternando exposição teórica sucinta, demonstração prática e experimentação orientada de robôs educativos. - Trabalho colaborativo em pequenos grupos para planificação de uma atividade ou mini-projeto, adequada à sua realidade pedagógica. - Discussão, partilha de experiências e reflexão sobre adaptação às diversas áreas disciplinares. - Apoio individualizado do formador, promovendo a autonomia e confiança dos participantes na apropriação tecnológica. Esta ação de curta duração visa dotar os professores de competências e inspiração para inovar com robôs em qualquer contexto escolar, promovendo aprendizagens significativas, criativas e motivadoras.

Modelo

Preenchimento de formulário de Avaliação da Ação

Anexo(s)

Formador

Samuel Carvalho Branco

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-01-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 22-01-2026
Fim: 22-01-2026
Acreditação: ACD 24 - 2025/26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Salas LED - AE Cister

INSCREVER-ME