
Processos Reflexivos no RVCC: Leitura e Validação de Portefólios com IA turma T1
Apresentação
Esta ação formativa pretende promover uma compreensão aprofundada dos processos reflexivos envolvidos na leitura, recolha e validação de portefólios RVCC nível secundário, com a IA (como ChatGPT) a funcionar como ferramenta auxiliar. Ao orientar os formandos na identificação de evidências e validação de competências, pretende-se mostrar de que forma a IA pode tornar estes processos mais eficientes, sistemáticos e reflexivos — sempre preservando o papel crítico e orientador dos formadores. A abordagem inclui a comparação prática entre métodos tradicionais e assistidos por IA, através de cenários formativos que simulam contextos reais do RVCC. Os participantes testarão diferentes métodos, permitindo perceber os ganhos em eficácia e a necessidade de cuidados no uso da IA. Além disso, serão discutidos os riscos éticos associados — como viés algorítmico, falta de transparência, perda de autonomia e integridade académica — sublinhando que uma utilização inadequada da IA pode desvirtuar o processo de validação de competências e comprometer a autenticidade do portefólio.
Destinatários
Professores/Formadores e Técnicos de Orientação RVCC
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Esta ação formativa tem como objetivo aprofundar os processos reflexivos de leitura, recolha e validação de portefólios RVCC, em que a IA (como ChatGPT) atua como apoio tecnológico — não substituto do trabalho humano. Pretende-se mostrar que a IA pode tornar esses procedimentos mais eficientes, consistentes e sistemáticos, sem comprometer a intervenção crítica dos formadores. Utilizam-se cenários formativos simulados para comparar os métodos tradicionais com aqueles assistidos por IA, evidenciando ganhos de precisão e velocidade. Ao mesmo tempo, alerta-se para os perigos de dependência excessiva na IA: a perda de autenticidade, quando os formandos delegam a autoria à IA, e a erosão da reflexão crítica. A componente ética é central nesta formação: discute-se o risco de viés algorítmico, plágio inadvertido, dependência tecnológica e redução da autonomia do formando. Reflete-se sobre o papel do formador como orientador ético, que garante que a IA seja utilizada como auxílio — jamais como substituto — mantendo a integridade e autenticidade do processo de validação. Este modelo pedagógico que combina prática tecnológica com reflexão crítica e ética pretende preparar os formadores RVCC para integrar a IA de forma consciente e responsável, promovendo literacia digital, inovação educativa e preservando a profundidade reflexiva e integridade formativa.
Conteúdos
A ação formativa inicia-se com um trabalho colaborativo em pequenos grupos, onde cada equipa analisa portefólios utilizando dois métodos: o tradicional (manual) e o assistido por IA. Os participantes identificam evidências, atribuem pontuações e comparam os resultados, experienciando diretamente as diferenças entre ambas as abordagens. O uso da IA demonstrará ganhos em rapidez e consistência, mas também permitirá perceber limitações e fragilidades no processo. Este trabalho coletivo estimula a partilha de práticas, favorece o pensamento crítico e reforça a responsabilidade pedagógica. No final da sessão, discute-se o risco de perda de autenticidade, quando os formandos confiam excessivamente na IA, e a erosão da reflexão crítica, dado que o uso constante da IA pode reduzir o esforço cognitivo individual — fenómeno conhecido como “cognitive offloading”, descrito em estudos de Gerlich (2025) e outros como causador de diminuição de capacidade de análise independente e pensamento autónomo. Esta abordagem metodológica assegura uma formação prática e reflexiva, combinando tecnologia com sensibilização ética — preparando os formadores do RVCC para utilizar a IA de forma consciente, preservando a integridade, autenticidade e profundidade dos portefólios.
Anexo(s)
Observações
ANQEP. (s.d.). Referencial de competências-chave para a educação e formação de adultos – Nível Secundário. Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. https://www.anqep.gov.pt/np4/342.html Ferraz, A. P. C. M., & Belhot, R. V. (2010). Taxonomia de Bloom: Revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, 17(2), 421–431. https://www.scielo.br/j/gp/a/bRkFgcJqbGCDp3HjQqFdqBm/?format=pdf&lang=pt Figueiredo, I. (2009). O processo de RVCC de nível secundário e a orientação para a aprendizagem ao longo da vida [Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra]. Repositório da Universidade de Coimbra. https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/15633 Gerlich, M. (2025). AI tools in society: Impacts on cognitive offloading and the future of critical thinking. Societies, 15(1), 6. https://doi.org/10.3390/soc15010006 Conteúdos elaborados com apoio do ChatGPT (OpenAI, 2025), utilizados como suporte à análise e revisão
Formador
Carlos Alberto de Jesus Carvalho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-09-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 17:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 17:00 | 2:00 | Presencial |