
Gestão da Comunicação Escolar turma T1
Apresentação
A comunicação externa do ECB, realizada através do website institucional e das redes sociais, constitui uma ferramenta essencial para fortalecer o relacionamento com a comunidade educativa. Além de promover a transparência e a partilha de informação, desempenha um papel estratégico na valorização da imagem da escola e na captação de novos alunos.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
Neste sentido, esta ACD visa capacitar os docentes com conhecimentos e competências práticas que lhes permitam contribuir de forma autónoma para a produção de conteúdos de divulgação (texto e imagem), alinhados com a identidade visual e comunicacional da escola. A formação abordará princípios básicos de comunicação digital, técnicas de escrita para redes sociais (copywriting), e a utilização da ferramenta Canva para a criação de materiais visuais atrativos, promovendo uma comunicação mais coesa, envolvente e eficaz.
Conteúdos
- Compreensão da importância e do impacto da divulgação online de atividades e projetos. - Criação de mensagens claras, concisas, apelativas e adequadas ao público-alvo. - Domínio das ferramentas essenciais para a criação e edição de designs visuais. - Desenvolvimento de conteúdos completos, combinando copy e imagem, prontos para publicação.
Metodologias
A formação combinará a exposição de conceitos essenciais com demonstrações práticas no Canva. A metodologia será predominantemente ativa, através de exercícios práticos orientados e um desafio final de criação de publicações completas, culminando em partilha e feedback construtivo.
Modelo
Para terem direito a certificação os formandos terão de frequentar a totalidade das horas da ação de formação. Os formandos preencherão um questionário de satisfação da formação.
Anexo(s)
Formador
Rui André Moreira Pereira