640

Educação em Movimento: Oficinas para Inovar a Prática Docente turma 365ACD29

Apresentação

A constante evolução das práticas educativas exige que os professores estejam em permanente atualização e formação, promovendo estratégias de ensino mais eficazes, colaborativas e centradas no aluno. Neste contexto, torna-se essencial criar espaços formativos que valorizem a partilha entre pares, a articulação curricular e a inovação pedagógica. Esta ação de formação propõe-se como uma resposta concreta a essas necessidades, promovendo workshops práticos dinamizados por cada departamento curricular, onde serão exploradas atividades significativas, experimentais e transferíveis para os contextos de sala de aula. Através da transversalidade e da interdisciplinaridade, pretende-se fomentar uma cultura de colaboração e de reflexão sobre as práticas educativas, alinhada com os desafios atuais da escola e os princípios da autonomia e flexibilidade curricular.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Promover a partilha de práticas pedagógicas inovadoras entre docentes de diferentes departamentos curriculares. Estimular a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo, através da realização de oficinas práticas com enfoque nas áreas disciplinares específicas. Favorecer a aplicação de metodologias ativas e estratégias diferenciadas, com impacto direto na motivação e sucesso dos alunos. Contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes, valorizando o saber-fazer e a experimentação pedagógica. Criar oportunidades para a reflexão crítica sobre a prática docente, no âmbito da gestão flexível do currículo e da diversificação das aprendizagens.

Conteúdos

Metodologias ativas; Trabalho colaborativo; Articulação curricular; Inovação pedagógica.

Metodologias

Dinamização de Workshops, com atividades propostas pelos vários departamentos; Partilha de metodologias ativas para as aprendizagens e promotoras da participação ativa do aluno; Momento de apresentação e discussão das atividades realizadas nos Workshops.

Modelo

Para terem direito a certificação os formandos terão de frequentar a totalidade das horas da ação de formação. Os formandos preencherão um questionário de satisfação da formação. Os formandos preencherão um questionário de satisfação da formação.

Observações

Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória; Aprendizagens Essenciais das várias áreas disciplinares; Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027). https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focus- topics/digital-education/digital-education-action-plan

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-07-2025 (Quinta-feira) 09:15 - 13:15 4:00 Presencial
Início: 17-07-2025
Fim: 17-07-2025
Acreditação: ACD29 - 2024/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: EB2 da Benedita

INSCREVER-ME