
Da Arte de Ler... Camões turma T3
Apresentação
Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente Atualmente, a promoção da leitura, enquanto competência transversal a todas as áreas do saber, a criação e o desenvolvimento de leitores e de cidadãos responsáveis e críticos são desafios que exigem conhecimento e atualização constante. As bibliotecas assumem-se como plataformas de recursos formativos, potenciadoras de boas práticas profissionais, facilitadoras da formação dos docentes de todos os níveis de Ensino. Neste sentido, a Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça (RBCA) estabeleceu como temática central da 11.ª edição do Seminário “A arte de ler… Camões”, escolha incontornável no contexto da Comemoração do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões. Assim, com o seminário “Da Arte de Ler…Camões” através de uma abordagem e reflexão inter e transdisciplinar pretende-se a atualização, a problematização, o alargamento e o aprofundamento de conhecimentos científicos e pedagógico-didáticos e de competências profissionais a partir da (re)atualização da obra e do pensamento de Camões sobre o seu (e nosso) tempo e sobre o Homem. O seminário apresenta -se comouma ferramenta pedagógica valiosa para educadores e docentes de todas as áreas disciplinares, favorecendo a interdisciplinaridade, a transversalidade e a integração dos saberes, a formação de leitores críticos, criativos e sensíveis num contexto em que a educação deve ser assumida como um processo onde se constroem, de forma participada e conjunta, conhecimentos, capacidades e atitudes fundamentais para o desenvolvimento de cidadãos plenos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
1. Promover uma visão agregadora da figura de Luís de Camões e da obra camoniana, de acordo com o estado presente dos Estudos Camonianos. 2. Propor novos modos de comunicação e novas abordagens à obra camoniana em contexto educativo, criando pontes entre diversas disciplinas dos vários níveis de ensino. 3. Atualizar os percursos profissionais dos educadores e docentes dos restantes níveis de ensino face à sua missão e às exigências da sociedade da informação e do conhecimento, promovendo um perfil de base humanista. 4. Contribuir para a mudança de práticas, proporcionando o debate e a reflexão sobre o papel da leitura e de diferentes linguagens e expressões artísticas na escola da sociedade moderna. 5. Contribuir para o reforço das competências e conhecimento dos agentes educativos, mobilizando-os para a importância do papel das bibliotecas, enquanto espaços propiciadores de trabalho colaborativo para a formação de cidadãos ativos, críticos e informados.
Conteúdos
A formação totaliza 15 horas, repartidas em sessões teóricas (palestras e/ou mesas-redondas) e oficinas, asseguradas por especialistas convidados, de acordo com a seguinte proposta: 1- Apresentação do seminário, introdução ao tema e organização das atividades; 2- Oportunidades e desafios “Da Arte de Ler… Camões” para agentes educativos e culturais no contexto educativo atual; 3- (Re)Construção da biografia camoniana e da época em que viveu; 4- Exploração da obra camoniana em múltiplas vertentes- literária, artística, histórico-cultural, social, científica, filosófica e axiológica; 4- O contributo da obra camoniana para o envolvimento/motivação dos discentes na aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências, tendo como referência as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. 5- O papel da obra camoniana como potenciadora da sensibilidade estética e artística, da imaginação, da criatividade, do (auto)conhecimento; 6- Reflexão, sistematização, avaliação.
Metodologias
A ação prevê comunicações/mesas-redondas e debates e oficinas práticas dirigidas a docentes de cada nível de ensino, em torno da temática central e dos conteúdos definidos. Prevê, ainda, a dinamização de oficinas temáticas, com vista ao desenvolvimento de estratégias promotoras de competências, valores e literacias múltiplas, tendo como referência as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Avaliação
A avaliação final é quantitativa, na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo em conta a apreciação daparticipação nas atividades realizadas nas diferentes sessões atividades (40%) e do Relatório Individual Final (60%) Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.
Modelo
Os formadoras são acreditadas nestas áreas e possuem uma vasta experiência na realização deste Curso de Formação que se repete todos os anos no concelho, sendo cada ano dedicado a um tema/área específica
Bibliografia
Anastácio, V. (2020). Leituras potencialmente perigosas e outros estudos sobre Camões e a sua época. Caleidoscópio. Bernardes, J. A.C. (2022). A Oficina de Camões: apontamentos sobre Os Lusíadas. Coimbra. Dias, J. S. da S. (1981). Camões no Portugal de Quinhentos. Biblioteca Breve: série literatura, 60. Instituto de Cultura e Língua Portuguesa. Ministério da Educação e Ciência. Macedo, J. B. de. (1996). A sociedade no tempo de Camões. Clio: Revista do Centro de História da Universidade de Lisboa, 1, 9–14. Edições Colibri. Martins, G. de O. et al. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Ministério da Educação, Direção Geral de Educação. http://hdl.handle.net/10400.26/22377 Monteiro, R. (coord.) (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Ministério daEducação.https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf. Rede de Bibliotecas Escolares (2021). Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Quadro estratégico:2021-2027.Ministério da Educação. https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf. Silva, V. M. de A. e (coord).(1993). Dicionário de Luís de Camões. Caminho
Anexo(s)
Observações
A sua inscrição só será considerada definitiva, após a submissão nesta plataforma do comprovativo do pagamento, e da sua validação pelos Serviços. Dados para pagamento: Valor da Inscrição 10€ Agrupamento de Escolas de Cister N.º da Conta: 40214825305 IBAN: PT50 0045 5020 40214825305 42 BIC/SWIFT: CCCMPTPL
Formador
Paula da Conceição Rodrigues Ribeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-07-2025 (Segunda-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 07-07-2025 (Segunda-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
3 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Presencial |