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Crianças e jovens com Multideficiência: o papel do pessoal não docente turma T1

Apresentação

Esta formação, pretende promover a aquisição de competências do pessoal não docente, nomeadamente dos assistentes operacionais, no âmbito da educação inclusiva, equidade e diversidade. O desempenho das suas funções requer que interajam na escola, tanto com os professores como com os alunos e encarregados de educação, de uma forma responsável e assertiva, onde a capacitação desempenha um papel fundamental. Atualmente, tem aumentado significativamente o número de crianças/alunos com necessidades específicas, criando desafios permanentes à comunidade escolar que levam à necessidade de se repensarem os papéis e competências de todos os agentes educativos, nomeadamente dos AO.O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, alterado pela Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro, identifica os assistentes operacionais, como recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, preferencialmente com formação específica.

Destinatários

Assistente operacional, Encarregado operacional,Assistente técnico,Chefe de serviços de administração escolar ,Técnico superior-outro, Coordenador técnico

Objetivos

Contribuir para a melhoria da qualidade de intervenção dos AO numa escola que se pretende inclusiva; Dar a conhecer os princípios da educação inclusiva, de acordo com a legislação em vigor; Adquirir e desenvolver competências que promovam práticas ajustadas às necessidades e características individuais de cada criança/aluno com Multideficiência; Compreender a importância de manter a confidencialidade das informações dos alunos e entender as questões de privacidade relacionadas com a educação inclusiva; Compreender a Multideficiência, identificar as principais dificuldades que podem surgir na atuação com as crianças/alunos com Multideficiência; Identificar formas ajustadas de agir nas diferentes situações/contextos com as crianças/alunos com Multideficiência.

Conteúdos

Caracterizar a Multideficiência e as suas implicações no comportamento do dia a dia. Comorbilidades e o seu impacto no comportamento. A importância do papel do Assistente Operacional na intervenção com crianças e jovens com Multideficiência, nas diferentes áreas de comportamento e necessidades. Estratégias de intervenção com crianças e jovens com Multideficiência: na sala de aula; no intervalo/recreio; no refeitório/almoço; na higiene pessoal; nas rotinas.

Metodologias

Partilha de metodologias e estratégias para dar resposta aos objetivos definidos anteriormente. Metodologias ativa, momentos de operacionalização práticas dos conteúdos abordados através da apresentação de temas, reflexão e debate.

Avaliação

A certificação dos formandos depende do cumprimento integral das horas e da pequena reflexão individual.

Modelo

Avaliação da ação é efetuada através de questionário de satisfação a preencher pelos formandos, relatório do Formador.

Bibliografia

DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022 Toolkit for Inclusive Schools (https://www.schooleducationgateway.eu/en/pub/resources/toolkitsforschools.htm) Inclusive Schooling (http://www.wholeschooling.net/InclTchingWeb/SLC/11/11txt.html) Embracing Diversity: Toolkit for Creating Inclusive, Learning Friendly Environments (http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001375/137522e.pdf) Decreto-Lei nº 54/2018, 6 julho Amaral, I., Saramago, A., Gonçalves, A., Nunes, C. Duarte, F. (2004).Avaliação e Intervenção em Multideficiência. Ministério da Educação. Direção Geral da Inovação e Desenvolvimento

Anexo(s)

Formador

Selma Filipa Ferreira Fidalgo Cardoso

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-04-2025 (Segunda-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 14-04-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 14-04-2025
Fim: 14-04-2025
Acreditação: DGAE/1529/2025
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça (AE Cister)