
Crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo: o papel do pessoal não docente turma 1
Apresentação
Esta formação, pretende promover a aquisição de competências do pessoal não docente, nomeadamente dos assistentes operacionais, no âmbito da educação inclusiva, equidade e diversidade. Atualmente, tem aumentado significativamente o número de crianças/alunos com necessidades específicas, criando desafios permanentes à comunidade escolar que levam à necessidade de se repensarem os papéis e competências de todos os agentes educativos, nomeadamente dos AO.O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, alterado pela Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro, identifica os assistentes operacionais, como recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, preferencialmente com formação específica. O desempenho das suas funções requer que interajam na escola, tanto com os professores como com os alunos e encarregados de educação, de uma forma responsável e assertiva, onde a capacitação desempenha um papel fundamental. De acordo com a Portaria número 245-A/2020, de 16 de outubro a escola inclusiva a promoção do sucesso escolar implica um trabalho contínuo de elevação dos padrões de qualidade, assumindo o pessoal não docente das escolas um papel essencial para o cumprimento desse objetivo. Os assistentes operacionais são elementos fundamentais na promoção da inclusão nos diversos contextos escolares, revelando-se fundamental dota-los de conhecimentos e estratégias que lhes permitam atuar junto das crianças/alunos que requerem um atendimento mais específico e personalizado, tanto em parceria com outros profissionais, como individualmente, com destaque para as crianças/alunos que apresentam Perturbação do Espetro de Autismo.
Destinatários
AO - Assistente operacional; AT - Assistente técnico; CSAE - Chefe de serviços de administração escolar; CT - Coordenador técnico; EO - Encarregado operacional e TSO - Técnico superior-outro
Objetivos
Contribuir para a melhoria da qualidade de intervenção dos AO numa escola que se pretende inclusiva; Dar a conhecer os princípios da educação inclusiva, de acordo com a legislação em vigor; Compreender a importância de manter a confidencialidade das informações dos alunos e entender as questões de privacidade; Adquirir e desenvolver competências que promovam práticas ajustadas às necessidades e características individuais de cada criança/aluno, bem como a sua valorização pessoal e profissional; Compreender a Perturbação do Espetro de Autismo; Identificar as principais dificuldades que podem surgir na atuação com crianças e jovens com Multideficiência e identificar formas ajustadas de agir nas diferentes situações/contextos.
Conteúdos
Caracterizar a Perturbação do Espetro de Autismo e as suas implicações no comportamento do dia a dia. Comorbilidades e o seu impacto no comportamento. A importância do papel do Assistente Operacional na intervenção com crianças e jovens com Perturbação do Espetro de Autismo, nas diferentes áreas de comportamento e necessidades. Estratégias de intervenção: na sala de aula; no intervalo/recreio; no refeitório/almoço; na higiene pessoal; nas rotinas; na intervenção no controle de comportamentos.
Metodologias
Partilha de metodologias e estratégias para dar resposta aos objetivos definidos anteriormente. Metodologias ativa, momentos de operacionalização práticas dos conteúdos abordados através da apresentação de temas, reflexão e debate.
Avaliação
A certificação dos formandos depende do cumprimento integral das horas e da pequena reflexão individual.
Modelo
Avaliação da ação é efetuada através de questionário de satisfação a preencher pelos formandos e do Relatório do Formador.
Bibliografia
DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022 Toolkit for Inclusive Schools (https://www.schooleducationgateway.eu/en/pub/resources/toolkitsforschools.htm)Inclusive Schooling (http://www.wholeschooling.net/InclTchingWeb/SLC/11/11txt.html) Embracing Diversity: Toolkit for Creating Inclusive, Learning Friendly Environments (http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001375/137522e.pdf) Decreto-Lei nº 54/2018, 6 julho.Carvalho, A. F., Onofre, C. T. (2007). Aprender a Olhar para o Outro: Inclusão da Criança com Perturbação do Espectro Autista na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: DGIDC - Ministério da Educação.
Anexo(s)
REGISTO DE ACREDITAÇÃO DA AÇÃO
Formador
Selma Filipa Ferreira Fidalgo Cardoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-04-2025 (Quinta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 10-04-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |