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LEARNING THROUGH PLAY – O Brincar como Ferramenta de Ensino: Uma Nova Perspetiva turma C/A1

Apresentação

A metodologia Learning Through Play tem sido amplamente reconhecida como uma abordagem pedagógica eficaz para promover aprendizagens significativas, o desenvolvimento de competências socioemocionais, cognitivas, motoras e a criatividade nas crianças. Estudos demonstram que o brincar estruturado, ou mesmo o brincar livre orientado, favorece o envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, tornando-o mais motivador e adequado às suas necessidades e características individuais. Esta abordagem pedagógica permite que as crianças explorem, experimentem e reflitam, potenciando o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração. No contexto do 1.º ciclo do ensino básico, onde se constroem as bases para o percurso académico e social dos alunos, o Learning Through Play revela-se particularmente relevante. Ao articular conteúdos curriculares com atividades lúdicas, os professores conseguem transformar o processo de ensino-aprendizagem num momento dinâmico, interativo e centrado no aluno. Além disso, esta metodologia está em sintonia com os princípios do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, promovendo competências como a autonomia, a criatividade, a responsabilidade e a capacidade de trabalhar em equipa. Esta formação tem como objetivo dotar os professores do 1.º ciclo de ferramentas práticas e de conhecimentos teóricos que os ajudem a integrar a metodologia Learning Through Play nas suas práticas pedagógicas diárias. Pretende, ainda, sensibilizá-los para o papel essencial do brincar no desenvolvimento integral das crianças e na criação de contextos educativos mais ricos e inclusivos.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo;

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

• Compreender os princípios teóricos e práticos do Learning Through Play; • Identificar a importância do brincar no desenvolvimento integral dos alunos; • Explorar atividades práticas que permitam a integração do brincar no processo de ensino-aprendizagem; • Capacitar os professores para adaptar estratégias do Learning Through Play à realidade das suas turmas

Conteúdos

SESSÃO 1 (3h) Parte Teórica (1h): • Definição e fundamentos do Learning Through Play. • Benefícios do brincar no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. • Exemplos práticos de integração em disciplinas como Matemática e Português. Parte Prática (2h): • Dinâmicas de grupo: desenvolvimento de atividades baseadas no brincar. SESSÃO 2 (3h) • Planeamento e simulação de uma aula utilizando a metodologia Learning Through Play.

Metodologias

A certificação dos formandos depende do cumprimento integral das horas.

Modelo

Avaliação da ação através de questionário de satisfação a preencher pelos formandos.

Anexo(s)

Observações

LEGO Foundation. (2018). Learning through Play: A review of the evidence. LEGO Foundation; LEGO Foundation. (2019). Learning through play at school: A study of playful integrated pedagogies that foster children's holistic skills development in the primary school classroom Gray, P. (2013). Free to Learn: Why Unleashing the Instinct to Play Will Make Our Children Happier, More Self-Reliant, and Better Students for Life. Basic Books. Jensen, H., Pyle, A., Zosh, J. M., Ebrahim, H. B., Zaragoza Scherman, A., Reunamo, J., & Hamre, B. K. (2019). Play facilitation: the science behind the art of engaging young children. The LEGO Foundation, DK Parker, R., & Thomsen, B. S. (2019). Learning through play at school – A framework for policy and practice. Frontiers in Education Smith, J., & Doe, A. (2023). Active playful learning as a robust, adaptable, culturally relevant pedagogy to foster children’s 21st century skills. Educational Research Press.

Formador

Manuel Vicente Silva Cunha Calado

Início: 17-11-2025
Fim: 31-12-2025
Acreditação: ACD 29 - 2024/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: A definir