Práticas e estratégias de Qualidade no Ensino Profissional turma C36/A1
Apresentação
Os cursos profissionais são fundamentais na preparação dos jovens para o mercado de trabalho, exigindo formação contínua para os docentes, diretores de turma e diretores de curso. A complexidade da sua estrutura, incluindo a Formação em Contexto de Trabalho (FCT), requer competências específicas para gerir e acompanhar os alunos de forma eficaz, garantindo a articulação com empresas parceiras e o sucesso das experiências formativas. A Prova de Aptidão Profissional (PAP), etapa final do percurso, apresenta desafios de orientação e avaliação que exigem critérios claros e metodologias eficazes. Por sua vez, a mobilidade internacional, como os Estágios Erasmus+, oferece aos alunos oportunidades únicas, mas demanda dos docentes conhecimento especializado para gerir candidaturas, acompanhar alunos e avaliar resultados. Além disso, as constantes atualizações na legislação e nos normativos aplicáveis aos cursos profissionais tornam essencial o domínio dos regulamentos por parte dos formadores. Esta formação permitirá desenvolver competências pedagógicas e administrativas, promovendo práticas mais eficazes. Ao capacitar os profissionais, esta ação melhora a gestão dos cursos, promove o sucesso dos alunos e reforça o impacto do ensino profissional na empregabilidade e no desenvolvimento pessoal e académico.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
- Compreender o enquadramento legal e estrutural dos cursos profissionais. - Familiarizar os professores com os normativos legais que regem os cursos profissionais. - Entender a importância e os procedimentos para a implementação da FCT. - Capacitar os professores para a gestão e monitorização da FCT. - Explorar o papel e a organização da Prova de Aptidão Profissional (PAP). - Desenvolver competências para a orientação e acompanhamento dos alunos durante a PAP. - Compreender o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional (EQAVET) e aplicá-lo à gestão e monitorização da qualidade dos cursos profissionais. - Conhecer as oportunidades de mobilidade internacional para os alunos dos cursos profissionais, com foco nos Estágios Erasmus. - Consolidar os conhecimentos adquiridos e refletir sobre a aplicação prática dos temas discutidos.
Conteúdos
Módulo 1: Introdução aos Cursos Profissionais - 5 horas online síncronas - Estrutura dos cursos profissionais (componentes de formação). Áreas de educação e formação abrangidas. Perfil de saída dos alunos. - Legislação e Normativos Referenciais de formação. Regulamentação específica. Documentação e procedimentos administrativos. Módulo 2: Formação em Contexto de Trabalho (FCT) - 6 horas online síncronas Definição e objetivos da FCT; Papel da FCT no desenvolvimento das competências profissionais, Responsabilidades da escola, empresa e aluno. Procedimentos de avaliação da FCT. Monitorização e acompanhamento dos alunos. Identificação e partilha de exemplos práticos de boas práticas. Módulo 3: Prova de Aptidão Profissional (PAP)- 6 horas online síncronas Objetivos e importância da PAP. Processo de planeamento e desenvolvimento da PAP. Avaliação e critérios de sucesso da PAP. Metodologias de acompanhamento. Exemplos práticos de projetos bem-sucedidos. Estrutura de relatórios e apresentações da PAP. Módulo 4: EQAVET - 3 horas online síncronas 1. Objetivos e princípios do EQAVET. Indicadores de qualidade aplicados à educação e formação profissional. Benefícios da implementação do EQAVET nas escolas. 2. Estrutura e aplicação prática: Ciclo de qualidade do EQAVET: planeamento, implementação, avaliação e revisão. Ferramentas e metodologias para monitorizar e melhorar a qualidade dos cursos profissionais. 3. A ligação entre o EQAVET e a FCT, PAP e Estágios Erasmus: Como o EQAVET pode ser aplicado na supervisão e avaliação destas componentes dos cursos profissionais. Módulo 5: Estágios Erasmus e Mobilidade Internacional - 3 horas online síncronas O programa Erasmus+ e suas oportunidades. Procedimentos para candidaturas. Gestão dos estágios internacionais: parcerias e acompanhamento dos alunos. Partilhas de implementação de Projetos Módulo 6: Síntese e Reflexão - 2 horas online síncronas Apresentação do Trabalho de grupo , reflexão e discussão; Reflexão sobre os desafios e soluções na implementação dos cursos profissionais. Avaliação final da formação e feedback dos participantes.
Metodologias
A Ação de formação decorrerá em regime e-learning, recorrendo a uma metodologia de cariz teórico-prática, com recurso a dinâmicas que promovam o envolvimento dos participantes em atividades de aprendizagem, partilha e reflexão sobre os temas propostos e as práticas profissionais, com vista à otimização e concretização dos objetivos delineados, através de : apresentação de conteúdos e conceitos, textos de natureza concetual, documentos de referência, nomeadamente normativos e legislação; partilha e discussão de boas práticas das diferentes escolas e ainda a realização de trabalhos individuais e em grupo. A componente de reflexão e debate assumirá um papel decisivo. Atividades e tarefas de natureza prática com apresentação de produção escrita e oral (incluindo propostas de intervenção e organização do trabalho docente nos CP), com partilha e debate entre os formandos.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei no 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho no 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.o 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, tendo por base: - participação, contributos e realização das atividades propostas nas sessões (40%); - trabalho em grupo, com uma proposta de melhoria numa das dimensões abordadas (40%); - Reflexão final crítica acerca dos conteúdos e atividades desenvolvidos bem no impacto dos mesmos na sua prática letiva e nas aprendizagens dos alunos (20% )
Modelo
Questionário de Avaliação da Satisfação aplicado aos formandos no final da Ação, Relatório do(a) formador(a) e do CFAECAN.
Bibliografia
Correia, A. C L., Lagartixa, C. & Coelho, J. P. (2021). Enquadramento da Avaliação Pedagógica: Cursos Artísticos Especializados de Nível Secundário e Cursos Profissionais. Texto de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da EducaçãoAzevedo, Joaquim (2018). Relançar o ensino profissional, trinta anos depois. Porto: UCP. Cedefop (2022) The future of vocational education and training in Europe. Luxembourg: CEDEFOP.CNE (2022). Recomendação nº 1/2022, Perspetivar o futuro do Ensino Profissional, Diário da República, nº 6, 2ª série, 10 de janeiro, página 37.Portaria n.º 235-A/2018, de 23 de agosto/Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017). Ministério da Educação/Direção Geral da EducaçãoCatálogo Nacional de Qualificações (CNQ)
Anexo(s)
Observações
Ao abrigo do n.º 5, do art.º 3.º, do Despacho n.º4840/2023, de 21 de abril, 3.ª alteração do Despacho n.º 779/2019, de 8/01, apresente ação de formação é excecionalmente considerada “como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.”
Formador
José Carlos Vieira Bastos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-04-2025 (Terça-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 18:15 - 21:45 | 3:30 | Online síncrona |
3 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 20-05-2025 (Terça-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 17-06-2025 (Terça-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 24-06-2025 (Terça-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 03-07-2025 (Quinta-feira) | 18:15 - 21:45 | 3:30 | Online síncrona |