+ CONTIGO : PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO DE COMPORTAMENTOS SUICIDÁRIOS NA COMUNIDADE EDUCATIVA turma A8/T1

Apresentação

A promoção da saúde mental e a prevenção dos comportamentos suicidários é sublinhada nas principais estratégias e planos de ação de saúde mental, tanto a nível internacional como em Portugal (DGS, 2013, 2015). O contexto escolar assume-se como um contexto privilegiado para a implementação de ações e programas de promoção da saúde mental e de prevenção dos comportamentos suicidários, envolvendo toda a comunidade educativa (Brás, 2013; Granello & Granello, 2007; Katz et. al, 2013; Santos et al., 2021). Paralelamente, é reconhecido que a ideação suicida e os comportamentos suicidários são comuns em idade escolar e associam-se com frequência a perturbações psicológicas passíveis de serem identificadas nas escolas por qualquer elemento da comunidade educativa, e em particular pelos professores (Granello & Granello, 2007; Miller, 2011; Shaffer & Kipp, 2014). Neste sentido, as diretrizes internacionais e nacionais defendem a implementação de programas que contemplem ações formativas que visem o combate ao estigma acerca da doença mental e comportamentos suicidários, aumentar o conhecimento sobre fatores de risco e sinais de alarme associados ao suicídio, permitindo a identificação precoce de adolescentes em risco e a referenciação para a ajuda especializada (Brás & Santos, 2014; Pompili et al., 2011).

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e do Ensino Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e do Ensino Secundário e de Educação Especial.

Objetivos

- Combater o estigma em saúde mental; - Esclarecer sobre os comportamentos suicidários na adolescência; - Contribuir para a identificação precoce de adolescentes em risco e sua referenciação para os cuidados de saúde; - Refletir sobre o papel da escola na promoção da saúde mental e prevenção dos comportamentos suicidários; - Apresentar o Programa Mais Contigo: aspetos metodológicos. - Apresentar o Projeto + CONTIGO : PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO DE COMPORTAMENTOS SUICIDÁRIOS NA COMUNIDADE EDUCATIVA; aspetos metodológicos

Conteúdos

- Adolescência - Depressão - Comportamentos suicidários na adolescência - Programa + CONTIGO : PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO DE COMPORTAMENTOS SUICIDÁRIOS NA COMUNIDADE EDUCATIVA- formas de operacionalização

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: Metodologia expositiva e ativa, através das técnicas pedagógicas: brainstorming, discussão em grupo, entre outras.

Modelo

A Certificação depende do cumprimento intergral das horas da ACD. Questionário aplicado aos formandos no final da Ação.

Anexo(s)

Observações

Mestre Renata Catarina Curado Pedro Inacio

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-12-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 11-12-2024
Fim: 11-12-2024
Acreditação: ACD 23 - 2024/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça (AE Cister)