597

A importância da literacia emocional em contexto educativo turma C74/A2

Apresentação

Esta Ação integra o Plano de Formação do CFAE e surgiu no âmbito das necessidades identificadas no diagnóstico efetuado no ano transato pelo CFAE, pelas diferentes Unidades Orgânicas associadas e pelas Câmaras Municipais. Os assistentes operacionais, na sua atividade diária, são elementos impulsionadores da atividade de relacionamento com a comunidade escolar, em particular com as crianças e alunos/as e entre os pares. Assim, é muito importante que desenvolvam competências de literacia emocional, de escuta, e empatia para melhorar as relações com os outros, agindo de forma adequada, saudável e segura. Como tal, a capacitação do pessoal não docente constitui um contributo determinante para a promoção de contextos escolares educativos potenciadores do sucesso dos/as alunos/as, num pressuposto de que todos os espaços e atividades escolares são potenciadores do desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais, pelo que esta capacitação constitui um fator decisivo para a criação de contextos educativos de sucesso.

Destinatários

Assistente operacional, Encarregado operacional

Objetivos

- Capacitar os(as) assistentes operacionais dos Agrupamentos de Escolas do território, com ferramentas, técnica e métodos de trabalho que se revelaram ser pertinentes e indispensáveis para o desempenho assertivo e correto das suas funções; - Exercitar a autorreflexão para uma maior adaptação aos contextos e às mudanças; - Reconhecer o assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com a comunidade escolar; - Reconhecer a importância da inteligência emocional na habilidade de comunicar e interagir com os outros, em particular com os alunos, criando experiências positivas; - Desenvolver a literacia emocional para melhoria das relações com a comunidade escolar, em particular com as crianças e jovens em diferentes contextos de atuação.

Conteúdos

Estilos de relacionamento interpessoal: Passivo, Agressivo, Manipulador, Assertivo Inteligência emocional: Funcionamento da inteligência emocional Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal Competências emocionais Desenvolvimento das competências emocionais Importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas Características de um assistente: Perfil de um assistente. Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar: mais-valia da inteligência emocional na habilidade de comunicar. Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros. Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros. Identificação e desenvolvimento do seu nivel de empatia com os outros. Competências emocionais e gestão de conflitos.

Avaliação

Avaliação qualitativa

Bibliografia

CAETANO, A. VALA, J. (2002). Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Editora RH, Lda.CAMARA, B.; GUERRA, P. B. RODRIGUES, I. V. (2001). Humanator. Recursos Humanos Sucesso Empresarial. Lisboa: Publicações Dom Quixote,DAMÁSIO, A. (2011). O Erro de Descartes: Emoção, razão e cérebro humano. Temas e Debates. ISBN: 978-989-644-163- 0.ESTANQUEIRO, A. (1992). Saber lidar com as pessoas. Lisboa: Editora Presença.FACHADA, M. O. (1992). Psicologia das relaçõ interpessoais. Lisboa: Editora Rumo.FISKE, J. (2005). Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto, ASA Editores.GOLEMAN, D. (1997/2011). Inteligência Emocional. (1a Edição 1997). Círculo de Leitores. ISBN: 978-989-644-090-9.HUPPERT, F. A., Johnson, I M. (2010). A controlled trial of mindfulness training in schools: The importance of practice for an impact on well-being. The Journal< Positive Psychology, 5(4), 264-274.KABAT-ZINN, Jon. (2006) Coming to Our Senses: Healing Ourselves and the World Through Mindfulness.

Anexo(s)

Formador

Vanessa Patrícia Gouveia das Neves

Inês Raquel Ferreira Guilherme Rainho Guiomar

Início: 15-12-2025
Fim: 14-08-2026
Acreditação: DGAE/946/2023
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça (AE Cister)