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A importância da literacia emocional em contexto educativo turma C74/A2

Apresentação

Esta Ação integra o Plano de Formação do CFAE e surgiu no âmbito das necessidades identificadas no diagnóstico efetuado no ano transato pelo CFAE, pelas diferentes Unidades Orgânicas associadas e pelas Câmaras Municipais. Considera-se essencial que os Assistentes Técnicos e Operacionais desenvolvam um conjunto de competências digitais, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos Assistentes do sistema educativo e formativo nacional e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de apoio e suporte ao ensino e à aprendizagem. Este curso de formação, pretende capacitar os assistentes operacionais e técnicos de competências digitais que lhes permitam desenvolver os níveis de literacia digital, tanto em contexto de trabalho como na sua vida pessoal e social.

Destinatários

Assistente operacional, Encarregado operacional

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver a sua literacia digital. Promover o desenvolvimento das CD dos assistentes, tendo em vista as 5 áreas do Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos: Reconhecer que a competência digital faz parte do Quadro de Competências-chave para a Aprendizagem ao Longo da Vida e está interligada com outras competências; Capacitar os assistentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes áreas de trabalho profissional; Capacitar os assistentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; Capacitar os assistentes para a implementação de atividades promotoras do desenvolvimento dos seus níveis de literacia digital.

Conteúdos

Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano Nacional de Transição Digital. Levantamento do nível de proficiência digital dos formandos, tendo como base o Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos, Com exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes. Literacia de informação e de dados Comunicação e colaboração Criação de conteúdo digital Segurança Resolução de problemas A competência digital faz parte do Quadro de Competências-chave para a Aprendizagem ao Longo da Vida e está interligada com outras competências proceder-se-á consolidação de atividades profissionais com tecnologias digitais em diferentes situações de intervenção profissional

Avaliação

Avaliação qualitativa

Bibliografia

Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/leg Portugal Digital. Formar pessoas para o digital. Disponível em https://portugaldigital.gov.pt/formar-pessoas-para-o-digital/Quadro Europeu de Cidadãos, disponível em https://digital.dge.mec.pt/sites/default/files/documents/2023/237-afcfb229158fb9121960b0b96ea215d4.pdf

Anexo(s)

Formador

Vanessa Patrícia Gouveia das Neves

Inês Raquel Ferreira Guilherme Rainho Guiomar

Início: 16-04-2025
Fim: 14-08-2026
Acreditação: DGAE/946/2023
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça (AE Cister)