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Lugares da Infância: Filosofia, Arte e Cidadania turma C87/A1

Apresentação

Tanto na escola como noutros lugares de aprendizagem tendemos a olhar a criança como um ser incompleto e a entender a infância como a primeira etapa da vida. A ideia de infância é deduzida a partir de uma falta ou de uma incompletude. Por essa razão, programamos as aprendizagens em função do ano escolar, por etapas, numa ordem cronológica do tempo. Mas, ao considerar–se a criança desse ponto de vista, dificilmente se consegue apreendê-la na sua diferença ou singularidade. Alternativamente, pretende–se, nesta formação, apreender a criança a partir do que ela já é, como abertura ao novo, ao desconhecido, ao inesperado e ao diferente. Neste desafio educativo e filosófico de se considerar a criança na sua singularidade, faz sentido apreendê-la enquanto ser pensante, dotada de capacidades reflexivas e filosóficas. Segundo um estudo da Unesco sobre a prática da Filosofia com Crianças (FcC), (http://valact.org/wp-content/uploads/UNESCO_Philo-Ecole-Liberte.pdf), as crianças colocam perguntas de natureza existencial, ontológica (Se eu não sou apenas o meu nome, quem sou eu?), ética e estética. O mesmo estudo comprova também os efeitos benéficos da prática reflexiva da FcC ao nível do desempenho dos alunos nas outras áreas curriculares, diminuindo o insucesso escolar.

Destinatários

Professores dos Grupos 100, 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110. 

Objetivos

- Enquadrar historicamente as novas práticas filosóficas e a sua relação com as artes e a cultura - Problematizar o conceito de Infância: Criança e Infância são o mesmo? - Sensibilizar para uma escuta atenta às perguntas das crianças, para a sua dimensão filosófica e também estética - Ajudar os formandos a romper com as barreiras traçadas da sua racionalidade, potenciando a criatividade do pensamento e aproximando o seu pensamento do das crianças - Promover o sentido de igualdade dos participantes enquanto seres pensantes, independentemente da idade, da cor de pele, etc. - Dar a conhecer, através de uma prática efetiva, a participação pública, a cooperação social, a autonomia intelectual (pensar por si mesmo) - Explorar algumas possibilidades das linguagens artísticas nas sessões de FcC

Conteúdos

1- A Filosofia, a Infância, as Artes e a Pedagogia: que encontro? Desenvolvimento histórico das várias práticas filosóficas. A Filosofia PARA e COM Crianças. Que diferenças? Apresentação de trabalhos de cocriação, realizados numa lógica de contaminação entre a Filosofia e a Arte. 2- Problematização do estatuto de Infância Kronos ,Kairos e Aion: conceções filosóficas do tempo, segundo os filósofos Heráclito, Deleuze e José Gil. Apreender a Infância diferentemente. Revisão crítica dos tempos que marcam a escola. A dimensão Aiónica do tempo nos processos criativos. 3- O território do espanto e dos porquês das crianças O plano do espanto na criação artística e na interrogação filosófica Do espanto às perguntas metafísicas das crianças As perguntas ontológicas, metafísicas, éticas e estéticas colocadas pelas crianças dos 4 aos 12 anos. Exemplos práticos. 4- Criação de espaços para a experimentação filosófica, a partir de suportes artísticos Exercícios práticos para desfazer hábitos inibidores da imaginação criativa. Exercícios filosóficos para desenvolver a problematização como maneira de abrir espaços onde habitualmente não há perguntas. Exercício de formulação de associações entre pensamento e sensações existenciais e/ou artísticas. 5- Passagens, conexões e cruzamentos entre a Filosofia e a Arte A lógica da contaminação entre elementos heterógenos: as interrogações filosóficas e as criações artísticas. Exemplos práticos, a partir de trabalhos de cocriação entre filosofia e arte

Metodologias

A metodologia será expositiva, seguida de exercícios de Filosofia prática. Contudo, os conteúdos não serão apresentados aos formandos de forma linear, mas sim de forma articulada com a participação destes, através dos métodos demonstrativo e interativo. As sessões serão sempre teórico-práticas, privilegiando-se, contudo, a componenteprática, de estratégias de abordagem a esta área temática: - recorrendo à metodologia da Filosofia com Crianças, a estratégias e abordagens consensuais, alinhadas com as recomendações da UNESCO. Deste modo, os formandos terão oportunidade de se exercer ao diálogo participativo e colaborativo, desenvolvendo o espírito critico, o questionamento e a escuta do outro em situações de confronto com opiniões diferentes. -recorrendo ferramentas de certas práticas artísticas para se pensar. Tais como, a improvisação, a composição colaborativa e à transformação dos erros em potências criadoras. Demonstração da avaliação presencial (permitida a avaliação em videoconferência) A avaliação dos formandos será feita durante as sessões síncronas ( 18 horas), com a apresentação de trabalhos. Na última sessão será apresentado um trabalho final. Esta avaliação será feita através de sessão síncrona, recorrendo à plataforma ZOOM, permitindo ao formador identificar o/a formando/a que apresenta o trabalho. Este (re)conhecimento advém do facto de a formadora trabalhar com os formandos nas restantes sessões, pelo que existe já um conhecimento mútuo. Demonstração da distribuição da carga horária pelas diversas tarefas As sessões síncronas serão desenvolvidas na plataforma ZOOM da qual o centro de formação tem uma conta com tempo ilimitado. Nestas sessões o formador irá interagir com os formandos através de várias metodologias. Uma delas será a apresentação teórica de alguns aspetos promovendo o debate entre os participantes. Percebendo as particularidades da formação online, serão distribuídos alguns textos pelos formandos que se dividirão em grupos nas salas virtuais do ZOOM. O objetivo é colocar os formandos em trabalho conjunto para apresentarem aos colegas algumas conclusões sobre a leitura dos textos e lançar o debate.

Avaliação

A avaliação dos formandos é feita de modo contínuo, com base na participação nas sessões, incidindo sobre o processo de trabalho e sobre os produtos que dele decorrem (relatórios reflexivos, organização e condução de sessões práticas) e que revelam a consolidação dos conteúdos abordados, evidenciando a aplicação em contexto das temáticas e metodologias trabalhadas durante a formação. Os critérios de avaliação e respetivos parâmetros são definidos de acordo com as características do trabalho realizado - participação nas sessões (25%), preparação e dinamização de sessões de filosofia com crianças/estágio (20%), partilha e discussão de grupo (20%), trabalho final (35%).

Modelo

Questionário de Avaliação da Satisfação aplicado aos formandos no final da Ação, Relatório do(a) formador(a) e do CFAECAN.

Bibliografia

KOHAN Walter, Infância, estrangeiridade e ignorância-Ensaios de Filosofia e Educação.Belo Horizonte, Autêntica, 2007 GIL José, Diferença e negação na poesia de Fernando Pessoa, Relógio de Água, 1999 LELEUX Claudine (org.), La philosophie pour enfants, Le modele de Matthew Lipman en discussion, De Boeck Université, Bruxelles, 2005 GRUPO 23: silêncio! e convidados, Isto é uma cocriação!:antimanual de educação artística na infância, BOCA e Real Pelágio; LIsboa, 2016 MUNARI, Bruno, Fantasia, invenção, criatividade e imaginação na comunicação visual. Coleção “Dimensões”, Editorial Presença.

Anexo(s)

Formador

Rita Afonso Pedro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-10-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 05-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 12-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 23:30 6:00 Online síncrona
4 19-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 26-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 03-12-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 31-10-2025
Fim: 03-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130782/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 18 h
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça/Online

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