Um olhar sobre o Português Língua Não Materna (PLNM) - Reflexão e Partilha de Práticas turma C41/A1
Apresentação
O aumento significativo de alunos estrangeiros nas escolas portuguesas exige uma reestruturação da metodologia de ensino na disciplina de PLNM. Os alunos migrantes devem ser abrangidos por medidas de integração efetiva no sistema educativo e, simultaneamente, na sociedade em geral. Efetivamente, a Lei de Bases do Sistema Educativo, o Decreto-Lei n.º 54/2018 e o Decreto-Lei n.º 55/2018, ambos de 6 de julho. Uma inclusão bem-sucedida é um processo contínuo que requer, por um lado, flexibilidade e adaptação às necessidades individuais dos alunos e, por outro, preparação e mudanças nas dinâmicas e cultura da escola. Por conseguinte, atualmente, este desafio implica que a escola se organize e estruture a sua atuação, de forma intencional e integrada, para que a diversidade seja um fator de união entre toda a comunidade educativa, como garantia do direito de todos à educação e à igualdade de oportunidades preconizado na Convenção dos Direitos da Criança. (Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo - DGE, 2024)
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Aprofundar um conhecimento das práticas organizações e pedagógicas no âmbito da inclusão de alunos estrangeiros; - Partilhar experiências desenvolvidas em Agrupamentos de Escolas de estratégias de Português Língua não Materna (PLNM); - Conhecer formas diversas de ação pedagógica na ação pedagógica de PLNM.
Conteúdos
- Enquadramento legal de resposta às necessidades educativas e inclusão de alunos estrangeiros; - Práticas organizacionais e pedagógicas em desenvolvimento nas escolas;
Metodologias
Apresentação, discussão e reflexão do tema. Partilha de metodologias e estratégias para dar resposta à diversidade de alunos em sala de aula. Recurso a casos práticos de estratégias e recursos de resposta em contexto escolar. Reflexão e debate acerca de estratégias a implementar.
Modelo
A certificação dos formandos depende do cumprimento integral das horas. Avaliação da ação através de questionário de satisfação a preencher pelos formandos
Anexo(s)
Observações
https://www.dge.mec.pt/portugueslinguanaomaterna - Common european framework of reference for languages: learning, teaching, assessment Companion volume - www.coe.int/lang-cefr https://www.cibercursoslp.com/fichas.html https://rm.coe.int/a-handbook-for-curriculum-development-and-teacher-training-thelanguag/16806af387