Metodologias ativas: flexibilidade e autonomia na sala de aula turma C6/A1
Apresentação
A garantia de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade requer da parte dos professores a adoção de modelos pedagógicos, de estratégias de ensino com base na pedagogia ativa que permita responder efetivamente à diversidade de todos os alunos. A dinamização da ACD “Pedagogia ativa: flexibilidade e autonomia na sala de aula” assume-se como uma oportunidade de excelência para a partilha de práticas de sucesso e de reflexão conjunta entre professores tendo em vista a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Reconhecer a necessidade de novas práticas pedagógicas 2. Desenvolver uma pedagogia ativa para favorecer a aprendizagem e a aquisição de competências essenciais para enfrentar os desafios da vida real.
Conteúdos
1. Neurociência e aprendizagem; 2. Organização do espaço de sala de aula (sala flexível); 3. Momentos de aprendizagem ativa: • Rotinas • trabalho coletivo • trabalho a pares • trabalho individual 4. Centros de autonomia: • Montagem de centros de aprendizagem autónoma • Grelha dos centros de autonomia • Carta de autonomia • Escada de autonomia 5. Gestão da dinâmica de trabalho: • Plano de trabalho • Assembleia de turma • Quadro dos elogios • Quadros de registo • Materiais de auxílio (Pirâmide de ajuda; telefone do silêncio; quadro de trabalho autónomo; …) 6. Experiências práticas: (Português/ Matemática/Estudo do Meio/Arte).
Metodologias
Partilha de metodologias e estratégias para dar resposta à diversidade de alunos em sala de aula. Metodologia ativa, momentos de operacionalização práticas dos conteúdos abordados. Apresentação ao grupo, reflexão e debate.
Modelo
A certificação requer a presença e participação na totalidade das horas. Preenchimento de um questionário pelos formandos de avaliação da Satisfação da Formação
Anexo(s)
Observações
Metodologias Ativas na Aula de Português: Um Percurso Didático de Motivação para a Aprendizagem - Lucinda Maria Teixeira Soares, 2021-Universidade do Porto. Metodologias Ativas no Ensino Básico: Uma Análise de Relatos de Práticas Pedagógicas - Robson Veríssimo Silva et al., 2021 Metodologias Ativas: Em Busca de uma Caracterização e Definição - SciELO Brasil, 2024 Artigo que apresenta uma caracterização geral das metodologias ativas identificadas na literatura, considerando definições, referenciais teóricos e epistemológicos empregados Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática - Lilian Bacich e José Moran, Penso, 2018 https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7722229/mod_resource/content/1/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf
Formador
Patrícia Margarida Anselmo da Silva Breites
Maria Júlia Costa Gaspar
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |