583

Capacitação em Língua Inglesa - Iniciação turma C78/A1

Apresentação

A proposta visa capacitar o pessoal não docente com competências básicas de inglês, facilitando a comunicação em contexto escolar, especialmente em situações que envolvem alunos, Encarregados de Educação, professores e outros membros da comunidade escolar. Este tipo de formação torna-se cada vez mais relevante no cenário atual, onde escolas portuguesas recebem, com frequência, alunos e famílias de diversas origens. Este curso destina-se a assistentes técnicos e operacionais. O curso será projetado para proporcionar um ambiente acolhedor e interativo, no qual os participantes poderão desenvolver suas capacidades de comunicação oral e entender expressões e vocabulário relevantes para o contexto educacional.

Destinatários

Assistente operacional, Encarregado operacional, Assistente técnico, Chefe de serviços de administração escolar, Técnico superior-outro, Coordenador técnico, Técnico superior-psicólogo

Objetivos

Fornecer conhecimentos básicos de inglês que permitam a comunicação simples em situações comuns no ambiente escolar. Capacitar os participantes a oferecer suporte básico e orientação a estudantes e famílias falantes de inglês. Incentivar a autoconfiança dos participantes ao comunicar-se em inglês no ambiente escolar. Desenvolver capacidades de compreensão e expressão oral focadas em situações do quotidiano escolar.

Conteúdos

1. Introdução ao Inglês Básico Apresentação pessoal e saudação Pronomes pessoais e verbos básicos Estrutura simples de frases afirmativas, interrogativas e negativas Alfabeto e pronúncia de palavras comuns2. Comunicação em ambiente escolar Vocabulário para descrever o ambiente escolar: salas, biblioteca, cantina, pátio, etc . Palavras e frases comuns para se comunicar com alunos Vocabulário sobre horário e calendário escolar Expressões para solicitar e dar orientações simples3. Interação com Pais e Encarregados de Educação Cumprimentos formais e informais Frases para explicar procedimentos e indicações dentro da escola Expressões úteis para responder a perguntas comuns Vocabulário básico para falar sobre eventos e horários escolares4. Gestão de Problemas e Suporte Básico Frases e expressões para responder a emergências e necessidades dos alunos Vocabulário para acalmar e instruir alunos em situações de conflito ou desconforto Estruturas para reportar situações para colegas ou superiores 5. Diálogos Simulados e Prática Oral Role-play de situações reais no ambiente escolar para praticar o inglês oral Simulação de diálogos entre assistentes técnicos e alunos/ pais Prática de escuta com gravações simples e avaliação de compreensão auditiva6. Cultura e Expressões Idiomáticas Noções básicas sobre cultura e expressões do inglês falado, incluindo diferenças entre inglês britânico e americano Frases de cortesia e expressões culturais que podem surgir no contexto escolar

Avaliação

Avaliação quantitativa e qualitativa

Bibliografia

Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), de 2001Práticas de ensino de inglês (pp.https://pedroejoaoeditores.com.br/site/praticas-de-ensino-de-ingles/)Publisher: Pedro & João EditoresTeaching Adults: An Esl Resource Book 2nd Edition, New Readers Press

Anexo(s)

Formador

Emmanuelle Albertina Pires dos Santos

Início: 10-04-2025
Fim: 31-07-2025
Acreditação: DGAE/1391/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: A definir