Inglês Prático em Contextos Educativos turma C77/A1
Apresentação
Este curso de formação para auxiliares de ação educativa em escolas portuguesas responde à necessidade crescente de comunicação em inglês no contexto escolar, considerando a chegada de mais alunos estrangeiros e suas famílias, para quem o inglês pode ser a língua comum de interação. A literatura indica que o uso de IA, como o Chat GPT, oferece um recurso inovador para superar barreiras linguísticas e apoiar a prática da língua inglesa (Chicaiza et al., 2023; Koç & Savaş, 2024).O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (Conselho da Europa, 2001) destaca a importância de desenvolver competências linguísticas para interações eficazes, o que é essencial para acolher e orientar estudantes e famílias que não falam português. Por outro lado, o DigCompEdu (Lucas & Moreira, 2018) reforça a importância da competência digital dos educadores, incentivando o uso de tecnologias como suporte à aprendizagem e comunicação. Finalmente, a pesquisa de Silva (2022) sobre estratégias didáticas. Este curso, ao integrar tecnologias de IA e focar na competência comunicativa em inglês, visa capacitar os auxiliares para um ambiente escolar cada vez mais diversificado, promovendo uma comunicação inclusiva e eficaz com alunos e famílias internacionais.
Destinatários
Chefe de serviços de administração escolar, Técnico superior-psicólogo, Assistente técnico, Encarregado operacional, Técnico superior-outro, Coordenador técnico, Assistente operacional
Objetivos
1. Melhoria na comunicação intercultural: auxiliares preparados para interagir em inglês com alunos e famílias estrangeiras, promovendo inclusão.2. Acolhimento eficaz de alunos e famílias internacionais: capacidade de orientar e apoiar em inglês, facilitando a integração de novos alunos.3. Fortalecimento das competências digitais: desenvolvimento de habilidades tecnológicas com o uso do ChatGPT, alinhando-se ao DigCompEdu.4. Desenvolvimento de competências práticas de inglês: capacitação para realizar tarefas comuns em inglês, como dar direções e escrever mensagens simples.5. Aumento da autoconfiança: prática segura e controlada que aumenta a confiança para usar inglês no ambiente profissional.6. Contribuição para a inclusão e diversidade escolar: preparação da escola para acolher a diversidade linguística e cultural, promovendo um ambiente inclusivo.
Conteúdos
- Comunicação básica e saudações: frases de cumprimento, apresentação e perguntas sobre informações pessoais; uso do ChatGPT para diálogos simples.- Identificação de espaços e funções na escola: vocabulário de espaços e cargos na escola; frases para dar e pedir direções.- Comunicação escrita básica: redação e leitura de mensagens simples; uso do ChatGPT para tradução e verificação de mensagens textuais.- Situações comuns e de emergência: vocabulário e frases para lidar com emergências e problemas comuns; prática de respostas adequadas.
Avaliação
Avaliação quantitativa e qualitativa
Bibliografia
Chicaiza, R. M., Camacho Castillo, L. A., Ghose, G., Castro Magayanes, I. E., & Gallo Fonseca, V. T. (2023). Aplicaciones de Chat GPT como inteligencia artificial para el aprendizaje de idioma inglés: avances, desafíos y perspectivas futuras. *LATAM*, 4(2). https://doi.org/10.56712/latam.v4i2.781Conselho da Europa. (2001). *Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação*. Edições Asa. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/quadro_europeu_comum_referencia.pdfLucas, M., Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro europeu de competência digital para educadores. UA Editora – Universidade de Aveiro. https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdfKoç, F. Ş., & Savaş, P. (2024). The use of artificially intelligent chatbots in English language learning: A systematic meta-synthesis study of articles published between 2010 and 2024. *ReCALL*, 36(2), 1–19. https://doi.org/10.1017/S0958344024000168
Anexo(s)
Formador
Emmanuelle Albertina Pires dos Santos