Segurança e Prevenção de acidentes com crianças e jovens em contexto escolar turma C76/A1
Destinatários
Assistente operacional, Encarregado operacional, Assistente técnico,,Chefe de serviços de administração escolar, Técnico superior-outro, Coordenador técnico, Técnico superior-psicólogo
Objetivos
- Garantir que os profissionais não docentes adquiram conhecimentos e práticas adequadas para promover um ambiente seguro e prevenir acidentes, contribuindo para a proteção e o bem-estar dos alunos em contextos escolares e de atividades de apoio educativo;Identificar os acidentes mais graves e mais frequentes; Reconhecer situações de perigo nos vários contextos de intervenção; Identificar e implementar medidas de redução do risco de acidente; Aplicar medidas de primeiros socorros em casos de emergência. Promover uma cultura de segurança no ambiente escolar. Fomentar a colaboração e a comunicação eficaz entre todos os intervenientes no processo educativo (professores, pessoal não docente, alunos e famílias).
Conteúdos
1. Introdução à Segurança Escolar Importância da segurança no contexto escolar e educativo. Papel do pessoal não docente na promoção de um ambiente seguro. Legislação e normativas sobre segurança infantil e juvenil. Princípios da prevenção de acidentes e promoção do bem-estar dos alunos.2. Identificação de Riscos no Ambiente Escolar Análise de riscos em diferentes espaços da escola (recreios, salas de aula, ginásios, pátios, corredores, cantinas, etc.).Principais tipos de acidentes com crianças e jovens: quedas, queimaduras, intoxicações, acidentes com objetos, afogamentos, entre outros. Fatores de risco comuns: mobiliário inadequado, equipamentos danificados, superfícies escorregadias, comportamento dos alunos, entre outros. Avaliação de riscos em atividades extraescolares: saídas de campo, viagens de estudo, atividades desportivas e recreativas, etc. Riscos relacionados com o transporte escolar e como prevenir acidentes neste contexto.3. Medidas Preventivas e Boas Práticas Prevenção de acidentes em ambientes escolares: boas práticas de organização e manutenção de espaços, segurança no uso de equipamentos, adequação do mobiliário. Comportamentos preventivos durante atividades de recreio e tempo livre. Segurança na alimentação e em atividades de cozinha (risco de alergias alimentares, alergias, manuseio de utensílios, etc.).Promoção de comportamentos seguros entre alunos: como educar para a segurança no dia a dia escolar e no tempo livre. Uso seguro de produtos de limpeza e materiais escolares: identificação de materiais perigosos e como manuseá-los com segurança.4. Primeiros Socorros e Cuidados de Emergência Noções básicas de primeiros socorros: o que fazer em caso de acidente, como acionar o socorro, como prestar apoio inicial até a chegada dos profissionais de saúde. Gestão de situações de emergência: como lidar com cortes, quedas, entorses, queimaduras, intoxicações, convulsões, etc. Como reconhecer sinais de emergência médica (ex.: dificuldades respiratórias, hemorragias, alergias, etc.).Ressuscitação cardiopulmonar (RCP): noções básicas de RCP em crianças e jovens. Cuidados em caso de envenenamento ou ingestão de substâncias perigosas. Uso de kits de primeiros socorros: o que deve conter, como utilizar e onde se encontram os kits na escola.5. Protocolos e Procedimentos em Caso de Acidente Procedimentos a seguir em caso de acidente: comunicação interna, preenchimento de registos, elaboração de relatórios, seguimento da situação. Notificação de acidentes e incidentes: como e quando reportar um acidente ou situação de risco. Plano de ação em situações de emergência: evacuação de edifícios, gestão de pânico, e comunicação com autoridades e serviços de emergência. Planeamento e simulação de situações de emergência: como realizar exercícios de simulação de incêndio ou outras situações de risco, a fim de preparar os profissionais para intervir adequadamente.6. Comunicação e Colaboração com a Comunidade Escolar Importância da comunicação eficaz entre os profissionais: coordenação entre docentes, pessoal não docente e alunos. Colaboração com os pais e encarregados de educação: envolver as famílias na segurança escolar e manter comunicação constante sobre comportamentos e riscos. Sensibilização dos alunos para a segurança: como promover uma cultura de segurança entre os estudantes, incluindo a formação sobre comportamentos seguros.
Avaliação
Avaliação quantitativa e qualitativa
Bibliografia
Além dos suportes que o formador quiser vir a mobilizar, destacam-se os recursos Institucionais que se encontram online: Direção-Geral da Educação (DGE): A DGE disponibiliza orientações e normativas sobre segurança escolar, incluindo materiais de formação e protocolos de emergência. www.dge.mec.ptDireção-Geral da Saúde (DGS): A DGS tem recursos sobre saúde escolar, primeiros socorros e prevenção de doenças e acidentes em crianças e jovens. www. dgs. ptInstituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA): Publicações sobre saúde pública, segurança e prevenção de riscos .www. insa. ptAssociação Portuguesa de Segurança Infantil (APSI): Organização que promove ações de sensibilização e formação na área da segurança infantil.www.apsi.org.pt
Anexo(s)