O Papel dos Assistentes Operacionais na resposta a crianças com Perturbação do espetro do Autismo e Multideficiência turma C73/A1
Apresentação
Este curso de formação, pretende promover a aquisição de competências dos assistentes operacionais, no âmbito da educação inclusiva, equidade e diversidade. Atualmente, tem aumentado significativamente o número de crianças/alunos com necessidades específicas, nomeadamente, no que respeita à Perturbação do Espetro de Autismo (PEA), criando novos desafios educativos. O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, alterado pela Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro, identifica os assistentes operacionais, como recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, preferencialmente com formação específica. O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) é uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola, onde se inclui os assistentes operacionais. Reconfigurou-se o modelo de Unidade Especializada num modelo de CAA, que aglutina o primeiro, transformando-se num espaço dinâmico, plural e agregador dos recursos humanos e materiais, mobilizando para a inclusão os saberes e as experiências de todos. De acordo com a Portaria número 245-A/2020, de 16 de outubro a escola inclusiva a promoção do sucesso escolar implica um trabalho contínuo de elevação dos padrões de qualidade, assumindo o pessoal não docente das escolas um papel essencial para o cumprimento desse objetivo. Os assistentes operacionais são elementos fundamentais na promoção da inclusão nos diversos contextos escolares, revelando-se fundamental dota-los de conhecimentos e estratégias que lhes permitam atuar junto das crianças/alunos que requerem um atendimento mais específico e personalizado, tanto em parceria com outros profissionais, como individualmente, com destaque para as crianças/alunos que apresentam Perturbação do Espetro de Autismo e Multideficiência.
Destinatários
Assistente operacional, Encarregado operacional, Assistente técnico
Objetivos
Capacitar os Assistentes Operacionais com formação que lhes permita adquirir e desenvolver competências que promovam práticas ajustadas às necessidades e características individuais de cada criança/aluno, bem como a sua valorização pessoal e profissional. Conhecer procedimentos inclusivos e equitativos de acordo com a legislação em vigor. Compreender a Perturbação do Espetro de Autismo e a Multideficiência. Proteção de dados e informações da criança/aluno e das suas famílias Identificar as principais dificuldades que podem surgir na atuação com as crianças/alunos com Perturbação do Espetro de Autismo e Multideficiência. Identificar formas ajustadas de agir nas diferentes situações/contextos.
Conteúdos
Caracterizar a Perturbação do Espetro de Autismo, a Multideficiência e as suas implicações no comportamento do dia a dia. Comorbilidades e o seu impacto no comportamento. A importância do papel do Assistente Operacional na intervenção com crianças/alunos com Perturbação do Espetro de Autismo e Multideficiência, nas diferentes áreas de comportamento e necessidades. Estratégias de intervenção: na sala de aula; no intervalo/recreio; no refeitório/almoço; na higiene pessoal; nas rotinas; na intervenção no controle de comportamentos desadequados.
Avaliação
Avaliação quantitativa e qualitativa
Anexo(s)
Observações
Contactar prof Selma.
Formador
Selma Filipa Ferreira Fidalgo Cardoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-04-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 17:00 | 8:00 | Presencial |