568

Os LED da implementação, à conceção e operacionalização de cenários inovadores de aprendizagem ativa turma C25/A4

Apresentação

Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços de suporte à aprendizagem, enriquecidos com recursos e equipamentos tecnológicos, para serem utilizados no contexto de todas as disciplinas do currículo, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Com os recursos e equipamentos LED, os alunos podem potenciar as suas experiências de aprendizagem, ao realizarem atividades práticas e criativas, tais como: pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, criar artefactos e soluções, criar histórias, desenvolver projetos, entre outras. De salientar que os LED assumem o formato de laboratórios multifacetados, direcionados para o desenvolvimento das áreas da Programação e Robótica, Artes e Multimédia e STEM (https://led.dge.medu.pt/).

Destinatários

Professores do Ensino Básico, Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Compreender o conceito e a finalidade dos LED. Compreender as potencialidades dos Laboratórios de Educação Digital (LED) e como estes podem ser utilizados para promover metodologias ativas de ensino em várias áreas curriculares. Desenvolver competências para planificar e executar cenários de aprendizagem ativa, utilizando as ferramentas e equipamentos dos LED. Conhecer os diferentes tipos de equipamentos e componentes tecnológicos disponíveis nos diferentes LED. Refletir sobre as potencialidades educativas dos equipamentos dos LED.

Conteúdos

Apresentação os diferentes tipos de equipamentos e componentes tecnológicos dos LED. Potencialidades educativas dos Laboratórios de Educação Digital Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa Reflexão e esclarecimento de dúvidas.

Metodologias

Expositiva, intercalada com momentos de operacionalização prática dos conteúdos abordados. Apresentação ao grupo, reflexão e debate.

Modelo

A certificação dos formandos depende do cumprimento integral das horas. Avaliação da ação através de questionário de satisfação a preencher pelos formandos.

Anexo(s)

Observações

Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA. https://led.dge.medu.pt/

Formador

José Carlos Vieira Bastos

Manuel Vicente Silva Cunha Calado

Patrícia Margarida Anselmo da Silva Breites

Rita Daniela Gonçalves Alexandre

Samuel Carvalho Branco

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-02-2025 (Segunda-feira) 18:15 - 20:15 2:00 Online síncrona
2 05-05-2025 (Segunda-feira) 18:15 - 20:15 2:00 Online síncrona
Início: 24-02-2025
Fim: 05-05-2025
Acreditação: ACD 17 - 2024/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 4 h
Local: Online

INSCREVER-ME