Os LED da implementação, à conceção e operacionalização de cenários inovadores de aprendizagem ativa turma C25/A1
Apresentação
Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços de suporte à aprendizagem, enriquecidos com recursos e equipamentos tecnológicos, para serem utilizados no contexto de todas as disciplinas do currículo, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Com os recursos e equipamentos LED, os alunos podem potenciar as suas experiências de aprendizagem, ao realizarem atividades práticas e criativas, tais como: pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, criar artefactos e soluções, criar histórias, desenvolver projetos, entre outras. De salientar que os LED assumem o formato de laboratórios multifacetados, direcionados para o desenvolvimento das áreas da Programação e Robótica, Artes e Multimédia e STEM (https://led.dge.medu.pt/).
Destinatários
Professores do Ensino Básico, Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Compreender o conceito e a finalidade dos LED. Compreender as potencialidades dos Laboratórios de Educação Digital (LED) e como estes podem ser utilizados para promover metodologias ativas de ensino em várias áreas curriculares. Desenvolver competências para planificar e executar cenários de aprendizagem ativa, utilizando as ferramentas e equipamentos dos LED. Conhecer os diferentes tipos de equipamentos e componentes tecnológicos disponíveis nos diferentes LED. Refletir sobre as potencialidades educativas dos equipamentos dos LED.
Conteúdos
Apresentação os diferentes tipos de equipamentos e componentes tecnológicos dos LED. Potencialidades educativas dos Laboratórios de Educação Digital Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa Reflexão e esclarecimento de dúvidas.
Metodologias
Expositiva, intercalada com momentos de operacionalização prática dos conteúdos abordados. Apresentação ao grupo, reflexão e debate.
Modelo
A certificação dos formandos depende do cumprimento integral das horas. Avaliação da ação através de questionário de satisfação a preencher pelos formandos.
Anexo(s)
Observações
Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA. https://led.dge.medu.pt/
Formador
Patrícia Margarida Anselmo da Silva Breites
Andrea Isabel Pereira César Osório
Rita Daniela Gonçalves Alexandre
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 18:15 - 20:15 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 18:15 - 20:15 | 2:00 | Online síncrona |