Inteligência Artificial nos processos de ensino e da aprendizagem turma C19/A1
Apresentação
A crescente presença da inteligência artificial no nosso dia a dia torna indispensável a sua compreensão no contexto educativo. Para educadores e professores que iniciam a integração da IA, é essencial construir uma base sólida de conhecimento, que permita explorar de forma crítica e informada as potencialidades desta tecnologia, maximizando o seu impacto positivo no ensino e na aprendizagem. Esta ação tem como objetivo principal desmistificar a inteligência artificial na educação, apresentando-a como uma ferramenta complementar que pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se que os participantes compreendam os conceitos básicos, identifiquem oportunidades práticas de aplicação em sala de aula e reconheçam tanto as potencialidades como as limitações desta tecnologia. Paralelamente, esta formação introduzirá a reflexão sobre os desafios que acompanham esta integração tecnológica, como a privacidade dos dados, a equidade no acesso às ferramentas e a importância de preservar o papel humano no ensino. A consciência destes aspetos desde o início é essencial para que os formandos desenvolvam uma visão crítica e responsável, capaz de sustentar uma utilização ética e transparente da IA nas suas práticas futuras.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Apresentar os conceitos básicos da inteligência artificial, com exemplos concretos e adequados ao contexto escolar; • Identificar oportunidades de aplicação da IA na sala de aula, explorando estratégias práticas e adaptáveis a diferentes níveis de ensino; • Refletir sobre os desafios éticos e sociais associados à IA, incluindo questões como privacidade de dados, equidade no acesso às tecnologias e a manutenção do papel humano na educação; • Desenvolver nos participantes uma visão crítica e responsável, promovendo a utilização ética e transparente da IA em contextos educativos; • Incentivar uma abordagem gradual e consciente na integração da IA, fornecendo aos formandos confiança e curiosidade para explorar mais aprofundadamente o tema no futuro.
Conteúdos
1. Introdução à Inteligência Artificial (IA) • O que é a inteligência artificial?; • Tipos de IA e exemplos práticos. 2. Aplicações da IA na Educação • Personalização do ensino e da aprendizagem; • Ferramentas de IA (Modelos de linguagem Generativa) 3. Exemplos Práticos da IA no contexto educativo• Apresentação de cenários reais; • Exploração de ferramentas acessíveis para iniciantes. 4. Questões Éticas e Sociais da IA • Privacidade e proteção de dados no contexto escolar; • Equidade no acesso às tecnologias: desafios e soluções; • Preservação do papel humano e relacional na educação. 5. Reflexão e Pensamento Crítico sobre a IA • Impacto da IA no papel do professor e dos alunos; • A importância de uma utilização consciente e responsável; • “Um olhar sobre o futuro”.
Metodologias
Apresentação, discussão e reflexão do tema. Recurso a casos práticos de estratégias e recursos de resposta em contexto escolar. Reflexão e debate acerca de estratégias a implementar.
Modelo
A certificação dos formandos depende do cumprimento integral das horas.
Anexo(s)
Observações
Comissão Europeia. (2024). Plano de Ação para a Educação Digital 2024-2027: Adaptando-se à era da Inteligência Artificial. Serviço das Publicações da União Europeia Conselho da Europa. (2022). Inteligência Artificial e Educação: Considerações Éticas, Políticas e Práticas. Franqueira, A. S., Souza, E. G., & Wanderley, T. G. (2024). Inteligência artificial na educação: tendências atuais e perspectivas futuras. Revista Caderno Pedagógico, 21(5), 1-21 Ribeiro, G. C., Simonassi, A. L. M., Pereira, C. R., Rodrigues, E. C. G., Missagia, E. S., Alves, M. A. de A., & Souza, S. dos S. R. (2024). Inteligência artificial na educação inclusiva: Desafios e oportunidades para alunos com necessidades educacionais especiais. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(12), 3264–3280. UNESCO. (2022). Currículos de IA para a educação básica: um mapeamento de currículos de IA aprovados pelos governos. União Europeia. (2024). Regulamento sobre Inteligência Artificial.
Formador
Manuel Vicente Silva Cunha Calado
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |