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Impacto da Capacitação Digital nas dinâmicas e estratégias de sala de aula, no desenvolvimento do currículo e na Cibersegurança _ partilha de atividades e projetos turma C29/A1

Apresentação

A capacitação digital dos professores é essencial para a modernização e eficácia do ensino, proporcionando ferramentas que transformam as dinâmicas de sala de aula e as estratégias pedagógicas. A integração das tecnologias digitais no desenvolvimento curricular permite uma abordagem mais interativa e centrada no aluno, facilitando a personalização do ensino e o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores da Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Compreender o impacto das ferramentas digitais nas dinâmicas de sala de aula e no desenvolvimento curricular. Explorar estratégias pedagógicas inovadoras utilizando tecnologias digitais. Desenvolver competências na utilização de ferramentas digitais para a criação de materiais educativos e atividades interativas. Debater estratégias de sensibilização junto dos alunos para a importância da Cidadania Digital, destacando as áreas da Cibersegurança e da Proteção de Dados. Promover a partilha de boas práticas e experiências na utilização das TIC na educação. Avaliar o impacto da capacitação digital na melhoria das aprendizagens dos alunos.

Conteúdos

Introdução à Capacitação Digital. Importância da literacia digital para os docentes. Impacto das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem. Estratégias Pedagógicas Digitais. Ferramentas digitais para a criação de materiais educativos interativos. Métodos inovadores para integrar as TIC no desenvolvimento curricular. Dinâmicas de Sala de Aula Digital. Gestão de sala de aula em ambientes digitais. Utilização de plataformas de aprendizagem e comunicação digital. Avaliação e Feedback Digital. Ferramentas para avaliação formativa e sumativa. Técnicas de feedback utilizando tecnologias digitais. Iniciativas promotoras da Proteção de Dados e da Cibersegurança nas Escolas. Iniciativas e campanhas do Centro de Sensibilização SeguraNet. Iniciativas e campanhas do Centro Nacional de Cibersegurança. Partilha de Boas Práticas. Exemplos de práticas pedagógicas bem-sucedidas com o uso de tecnologias.

Metodologias

Discussão de desafios e soluções na integração das TIC no ensino. Serão apresentados estudos de caso, demonstrações práticas e oportunidades para a partilha de experiências entre os participantes, promovendo um ambiente colaborativo e de aprendizagem ativa.

Modelo

A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD. Avaliação da ação através de questionário de satisfação a preencher pelos formandos.

Anexo(s)

Observações

Bibliografia: Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022=ENEU Science Hub (2018). Self-reflection tool for digitally capable schools (SELFIE). Disponível em: https://ec.europa.eu/jrc/en/digcomporg/selfie-tool Lucas, M., Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.

Formador

Patrícia Margarida Anselmo da Silva Breites

Manuel Vicente Silva Cunha Calado

Rita Daniela Gonçalves Alexandre

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 13-03-2025
Fim: 13-03-2025
Acreditação: ACD 13 - 2024/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online