
Ambientes Educativos Inov@dores: Tecnologias Digitais no Ensino Profissional turma C37/A1
Apresentação
Tendo em conta o Plano de Ação para a Transição Digital em curso e todas as ações de capacitação digital de docentes que estão no terreno, parece-nos útil e premente uma abordagem mais específica envolvendo a utilização das novas tecnologias e metodologias de ensino ativas no contexto do Ensino Profissional já que esta é uma modalidade de ensino de nível secundário de cariz prático por excelência. O desenvolvimento de competências digitais em ambientes de aprendizagem inovadores são uma necessidade para docentes e para alunos, já que o conhecimento pedagógico contextualizado e aplicado a situações reais, seja através de plataformas de ensino e aprendizagem ou de recursos digitais educativos, fará com que as competências digitais de ensinadores e aprendentes se tornem cada vez mais inovadoras e impactantes, possibilitando mudança de práticas emelhor sucesso educativo.
Destinatários
Descrição Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Descrição Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Descrição Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação.
Objetivos
Refletir sobre o nível de maturidade/proficiência da escola (cursos profissionais) na utilização das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem; Conhecer o conceito de "Ambiente Educativos Inovadores”; Identificar os modelos de ensino híbrido; Aplicar as metodologias de ensino ativas nas práticas letivas dos cursos profissionais; Conhecer plataformas de ensino e de aprendizagem e de recursos digitais educativos aplicáveis ao EP; Aumentar as competências tecnológicas dos professores, na utilização de ferramentas da web para novas formas de trabalho com os alunos, disponibilização de recursos, interação/comunicação, reflexão, etc.; Promover a participação ativa dos professores na adequação e construção de uma "história de aprendizagem" ao seu contexto educativo; Promover a reflexão crítica sobre a implementação destas práticas pedagógicas inovadoras nas salas de aula e na escola do professor
Conteúdos
1. Apresentação de documentos orientadores 2. Ambientes Educativos Inovadores aplicados ao ensino profissional (EP) 3. Ensino híbrido e metodologias ativas 4. Ferramentas web e Apps para Ambientes Educativos Inovadores 5. Práticas pedagógicas inovadoras com Tecnologias Digitais com incidência nas práticas dos cursos do ensino profissional; 6. Partilha/discussão de práticas pedagógicas inovadoras com Tecnologias Digitais desenvolvidas pelos formandos no âmbito do EP
Metodologias
Aplicar-se-á uma metodologia de cariz teórico-prático, procurando-se privilegiar a vertente investigativa e participativa dos formandos, assim como a articulação com as suas práticas letivas. 1. Apresentação de documentos orientadores (1h) 2. Ambientes Educativos Inovadores aplicados ao Ensino Profissional (EP) (2h) 3. Ensino híbrido e metodologias ativas (3h) 4. Ferramentas web e Apps para Ambientes Educativos Inovadores (3h) 5. Práticas pedagógicas inovadoras com Tecnologias Digitais com incidência nas práticas dos cursos do Ensino Profissional; (3h) 6. Partilha/discussão de práticas pedagógicas inovadoras com Tecnologias Digitais desenvolvidas pelos formandos no âmbito do EnsinProfissional. (3h)
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos terá por base a qualidade e adequação dos materiais pedagógicos produzidos, sendo formalizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores de acordo com a regulamentação em vigor (Cartas Circulares do CCPFC e Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio), no cumprimento das determinações legais.
Modelo
Questionário de Avaliação da Satisfação aplicado aos formandos no final da Ação, Relatório do(a) formador(a) e do CFAECAN.
Bibliografia
ANQEP (2020). Cursos Profissionais (site Web) https://anqep.gov.pt/np4/cursos_profissionais.html (Consultado na internet em 5 de abril de 2022) ANQEP (2022). Catálogo Nacional de Qualificações (site Web) https://catalogo.anqep.gov.pt/ (Consultado na internet em 5 de abril de 2022) Apresentação portuguesa do projeto “Living Schools Lab” (2014). http://lsl.dge.mec.pt/files/2013/01/site_lsl-project presentation_march2013_final_pt1.pdf Lucas, Margarida e Moreira, António (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. UA Editora Portugal INCoDe.2030 (2019). Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital para Portugal. https://www.incode2030.gov.pt/sites/default/files/qdrcd_set2019.pdf
Anexo(s)
Observações
Ao abrigo do n.º 5, do art.º 3.º, do Despacho n.º4840/2023, de 21 de abril, 3.ª alteração do Despacho n.º 779/2019, de 8/01, apresente ação de formação é excecionalmente considerada “como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento ,independentemente do disposto no n.º 2.”
Formador
Andrea Isabel Pereira César Osório