
A Inteligência Emocional na Diversidade e na Inclusão turma C68/A1
Apresentação
A Inteligência Emocional foi sendo colocada em segundo plano relativamente à Razão e Cognição, no entanto é a emoção que está no comando das nossas vidas, no quanto nos mantem estáveis e motivados para aprender e raciocinar, no quanto nos permite compreender o outro, responder de forma assertiva, no quanto acertamos nas decisões que tomamos... Inteligência Emocional - Um novo mundo a ser aprofundado nas escolas quando, numa premissa de inclusão e atendimento à diversidade, o objetivo é o sucesso.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial.
Objetivos
- Abordar uma perspetiva diferente de Inteligência Emocional - Proporcionar desenvolvimento pessoal e autoconhecimento. - Mais do que saber controlar ou lidar com emoções, conhecer formas de potencializar a Inteligência Emocional para o sucesso e bem-estar. - Saber extrair do outro a sua melhor versão com inteligência Emocional. - Aprender estratégias de desenvolvimento de Inteligência Emocional para os professores e para os alunos numa perspetiva inclusiva. - Conhecer estratégias de Aprendizagem Cooperativa enquanto processo de ensino e aprendizagem inclusivo.
Conteúdos
1. - Introdução à Inteligência Emocional / - A nossa vida com e sem IE / - Quem é o professor com IE. 2. - Eliminação de barreiras à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências / - Potencialização dos recursos internos / - O poder da comunicação. 3. - Metas e objetivos definidos de forma neurologicamente correta para professores e alunos / - Visão positiva de futuro indispensável ao sucesso. 4. - Perfil Comportamental I / - A importância do autoconhecimento e identidade / - Como potencializar habilidades e competências. 5. - Perfil Comportamental II / - Estratégias para um ambiente escolar de excelência. 6. - Estratégias e práticas de excelência para desenvolver com os alunos I - Aprendizagem Cooperativa / - Gestão do tempo, gestão do sucesso. 7. - Estratégias e práticas de excelência para desenvolver com os alunos II - Literacia Financeira 8. - Estratégias e práticas de excelência para desenvolver com os alunos III - Inteligência Emocional.
Metodologias
Sessões teóricas e teórico-práticas. Será adotada uma metodologia ativa de trabalho, através de sessões reflexivas em torno das temáticas previstas, com recurso a apresentações de informação e a dinâmicas de trabalho colaborativo entre pares, com partilha de recursos e conclusões em grande grupo
Avaliação
De acordo com o RJFCP Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos números 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2005, de 6 de maio, valorizando-se a lógica formativa e de acompanhamento ao longo do processo. Critérios de Avaliação: . Participação : 20% . Mobilização do conhecimento : 40% . Pensamento crítico : 40%
Modelo
Questionário de Avaliação da Satisfação aplicado aos formandos no final da Ação, Relatório do(a) formador(a) e do CFAECAN.
Bibliografia
Chagas, Susana (2020). Entre Paradigmas na Educação Antes e Depois da Pandemia. Porto, 5Livros Editora.Goleman, Daniel (1996). Inteligência Emocional. Barcelona, KairosVieira, Paulo (2020). O Poder da Ação. (2ª edição) S. Paulo, 4Estações Editora.- Vieira, Paulo; Silva Deibson (2018). Decifre e Influencie Pessoas. (11ª edição) S. Paulo, Editora Gente
Anexo(s)
Observações
Ao abrigo do n.º 5, do art.º 3.º, do Despacho n.º4840/2023, de 21 de abril, 3.ª alteração do Despacho n.º 779/2019, de 8/01, apresente ação de formação é excecionalmente considerada “como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.”