
O Empreendedorismo como domínio da Educação para a Cidadania turma C33/A1
Apresentação
A Educação para a Cidadania é parte integrante de todas as componentes curriculares desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, devendo o domínio Empreendedorismo (um dos seus 17 domínios) constituir-se como uma preocupação dos docentes na sua interação com outras componentes do currículo, em benefício do desenvolvimento integral do aluno enquanto cidadão ativo. A Educação para o Empreendedorismo como dimensão da Educação para a Cidadania tem igualmente acolhimento no âmbito da medida 8.3 dos ODS da Agenda 2030 (ONU 2015), que explicita particularmente a importância da promoção de políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem, entre outros, o empreendedorismo, a criatividade e a inovação. Em complementaridade, a Meta 4.4 reforça a importância do empreendedorismo para a obtenção de habilitações relevantes por parte dos jovens numa perspetiva de Aprendizagem ao Longo da Vida. Esta ação de formação decorre da identificação das seguintes necessidades de formação: alargar a formação contínua no domínio da educação para a cidadania, especificamente no domínio da Educação para o Empreendedorismo; promover a implementação da Educação para o Empreendedorismo nos currículos escolares; incentivar o recurso a metodologias de ensino e aprendizagem centradas no aluno, capazes de contribuir para uma visão crítica do mundo e para a ação empreendedora; fomentar práticas pedagógicas que interliguem o trabalho de sala de aula com a ação da escola e em ligação com a comunidade.
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.
Objetivos
1. Promover a aquisição de competências, por parte dos docentes, necessárias para a implementação da Educação para o Empreendedorismo como dimensão da Educação para a Cidadania. 2. Consciencializar os docentes de que o desenvolvimento das competências empreendedoras envolve um trabalho a partir de diferentes dimensões - a nível pessoal, a nível de grupo, a nível de contexto - inter-relacionando-se e integrando a escola com agentes do meio social, cultural e económico. 3. Desenvolver (disseminar) materiais didáticos, que coloquem desafios empreendedores aos alunos, com consequências no seu meio, suscetíveis de serem utilizados em projetos e atividades de Educação para o Empreendedorismo, no contexto das práticas letivas dos docentes. 4. Fomentar práticas de ensino-aprendizagem vivenciais no âmbito da área de cidadania, estimulando as conexões entre o individuo e a sociedade no contexto do aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e com os outros e o aprender a ser.
Conteúdos
Módulo 1 - • Apresentação do programa e metodologia de avaliação da Oficina de Formação e seus formadores • Definição do conceito de educação para o empreendedorismo a nível nacional e internacional. • A Educação para o Empreendedorismo e o desenvolvimento de competências de cidadania • O que é ser empreendedor. Características e perfis de empreendedor. • Empreendedorismo social e empresarial. Módulo2 • Apresentação e discussão de recursos e programas pedagógicos de educação para o empreendedorismo (Junior Achievement Portugal), por ciclo de ensino, no âmbito da educação para o empreendedorismo, que pretendem ser instrumentos de desenvolvimento da temática em sala de aula. Desenvolvimento de trabalho individual de análise e aplicação dos materiais apresentados para preparação da participação na 3ª sessão. Módulo3 - • Partilha das conclusões do trabalho individual de análise e aplicação dos materiais, realizado anteriormente, acerca do enquadramento dos recursos pedagógicos apresentados no ciclo de ensino em que os formandos lecionam. • Criação de pequenos grupos de discussão para identificação das competências de cidadania passíveis de desenvolvimento e sua contextualização na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento e correspondente ligação ao Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória (princípios, áreas de competências e valores). • Partilha e reflexão, em grande grupo, acerca do processo de implementação dos recursos pedagógicos em sala de aula até ao momento, e o seu contributo na resposta às aprendizagens esperadas em Cidadania e Desenvolvimento e desenvolvimento de competências do Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Módulo 4 - Sessão de Check-Point - Conclusão da Oficina de Formação com apresentação por parte dos formandos das evidências do trabalho desenvolvido em sala de aula sob a temática educação para o empreendedorismo. • Avaliação da pertinência da oficina de formação na preparação dos formandos para implementação de conteúdos e recursos pedagógicos em sala de aula no domínio educação para o empreendedorismo.
Metodologias
Sessões presenciais - enquadramento teórico e avaliação. Sessões síncronas - apresentação e análise de recursos pedagógicos no âmbito da educação para o empreendedorismo e discussão da sua adequação ao ciclo de ensino que cada formando leciona. Será no contexto das sessões síncronas que será possível discutir estratégias de ensino-aprendizagem capazes de promover o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem. Após a 2ª sessão os formandos desenvolvam em sala de aula os programas analisados na sessão presencial, servindo a 3ª sessão como momento de reflexão conjunta e de acompanhamento do trabalho. Na 4ª sessão, presencial conjunta, são apresentados os resultados e evidências obtidos pelos formandos durante o processo de implementação dos programas em contexto de sala de aula, permitindo consolidar os desempenhos que se revelem mais eficazes. Trabalho autónomo: trabalho em contexto real - sala de aula e trabalho individual - reflexão crítica sobre a implementação dos programas.
Avaliação
O regime de avaliação adotado será contínuo, abrangendo avaliação do trabalho presencial e do trabalho autónomo em sala de aula. No final da Oficina de Formação, os formandos serão avaliados pela apresentação final realizada e pelo relatório. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Modelo
Questionário de Avaliação da Satisfação aplicado aos formandos no final da Ação, Relatório do (a) formador(a) e do CFAECAN.
Bibliografia
Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação, 2017. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Lisboa. Comissão Europeia. (2018). Recomendações do Conselho sobre as Competências Essenciais para a Aprendizagem aoLingo da Vida COM (2018) 24 final e Anexo. Jornal Oficial da União Europeia, C189/01. Comissão Europeia/EACEA/Eurydice. (2016). Educação para oEmpreendedorismo nas Escolas Europeias. Relatório Eurydice. Luxemburgo: Serviço de Publicações da União Europeia. Bacigalupo, M., Kampylis, P., Punie, Y., Van den Brande, G. (2016). EntreComp: The Entrepreneurship CompetenceFramework. Luxembourg: Publication Office of the European Union; EUR 27939 EN; doi:10.2791/593884. OECD (2015), Skills for Social Progress: The Power of Social and Emotional Skills, OECD Skills Studies, OECDPublishing. http://dx.doi.org/10.1787/9789264226159-en.
Anexo(s)
Formador
Maria Leonor Domingues Antunes Ferreira de Carvalho