486

Como Operacionalizar a Medida de Gestão Curricular ACNS? turma ACD12 24/25

Apresentação

Numa época em que impera a multiculturalidade e o respeito pela diversidade, o paradigma atual centra-se no currículo, pelo que as tomadas de decisão devem ser efetuadas com base em evidências pedagógicas, desafiando os vários agentes envolvidos a refletir sobre as dificuldades no acesso ao mesmo e encontrar estratégias personalizadas para todos acederem aos atuais referenciais curriculares. Consequentemente, esta Ação de Curta Duração (ACD) pretende clarificar três aspetos essenciais na atualidade educativa, designadamente: Quais são os atuais referenciais curriculares? Numa abordagem multinível, que medidas de gestão curricular existem? Como elaborar adaptações curriculares não significativas, considerando os referenciais curriculares em vigor?

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

•Refletir sobre os referenciais educativos que respondem à diversidade e pluralidade dos alunos, contribuindo para a mudança ao nível dos procedimentos pedagógicos; •Capacitar os docentes para a identificação, implementação e avaliação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, assentes na intervenção multinível; •Distinguir as medidas de gestão curricular previstas no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, com as alterações da Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro e a Declaração de Retificação n.º 47/2019, de 3 de outubro; •Capacitar os docentes para a elaboração das adaptações curriculares não significativas, a partir das exigências e desafios concretos de cada grupo de recrutamento.

Conteúdos

•Currículo e referenciais curriculares em vigor; •Aprendizagens Essenciais; •Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; •Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão, no âmbito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho; •Medidas de Gestão Curricular; •Procedimentos práticos para a elaboração das Adaptações Curriculares Significativas Não Significativas

Metodologias

Expositiva, intercalada com momentos de operacionalização práticas dos conteúdos abordados. Apresentação ao grupo, reflexão e debate.

Modelo

A certificação requer a presença e participação na totalidade das horas. Preenchimento de um questionário pelos formandos de avaliação da Satisfação da Formação

Observações

•Cosme, A. (2018). Autonomia e flexibilidade curricular: Propostas e estratégias de ação. Porto Editora. •Martins, G., Gomes, C., Brocardo, J., Pedroso, V., Carrilho, J., Silva, L., … Rodrigues, S. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Ministério da Educação. •Pereira, F. et al. (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Lisboa: Ministério da Educação. •Roldão, M., & Almeida, S. (2018). Gestão curricular: Para a autonomia das escolas e professores. Direção-Geral da Educação. •Simões, C. (2020). A qualidade de vida de crianças e jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental: Contributo para a educação inclusiva. Amadora: Fundação AFID Diferença.

Formador

Maria Cristina Marques Ferreira Simões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-12-2024 (Quarta-feira) 15:30 - 19:30 4:00 Online síncrona
Início: 18-12-2024
Fim: 18-12-2024
Acreditação: ACD 12 - 2024-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 4 h
Local: Agrupamento de Escolas da Nazaré - EBS Amadeu Gaudêncio

INSCREVER-ME