Trabalho por Projeto: o que é e como se implementa? Parte II turma ACD6T1-24/25
Apresentação
A presente ação pretende dar continuidade à ação "Trabalho por Projeto: o que é e como se implementa? " realizada no passado dia 4 de setembro de 2024 e justifica-se, de uma forma geral, pelo facto da escola, atualmente, se confrontar com uma sociedade de informação, em que se torna fundamental o desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam a transformação da informação em conhecimento, ao invés da reprodução do mesmo. Nesse sentido, para que o sentido crítico, a compreensão e a produção de conhecimento ocorram, há que promover práticas de organização das aprendizagens escolares que fomentem o desenvolvimento de competências investigativas, cooperativas e comunicativas. Cientes da importância da participação cooperada dos alunos na apropriação significativa do currículo, no âmbito de turmas organizadas como comunidades de aprendizagem, o Trabalho por Projeto é uma prática pedagógica que se assume como fundamental para a concretização desse objetivo. Neste contexto, pretende-se aprofundar conceitos e práticas que contribuam para empoderar os docentes que lecionam a "Turma em Projeto", oferta deo AE Cister, no âmbito da Autonomia Curricular
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Continuação e aprofundamento dos seguintes objetivos: 1. Compreender os princípios pedagógicos que sustentam o Trabalho por Projeto, no âmbito de turmas organizadas como comunidades de aprendizagem; 2. Distinguir o Trabalho por Projeto do Trabalho de Grupo; 3. Compreender as diferentes fases do Trabalho por Projeto e os instrumentos de pilotagem do trabalho; 4. Compreender o papel do professor e as competências a desenvolver nos alunos; 5. Compreender o processo de avaliação no Trabalho por Projeto.
Conteúdos
1. Trabalho por Projeto, em turmas organizadas como comunidades de aprendizagem – princípios pedagógicos; 2. As fases do Trabalho por Projeto; 3. Os instrumentos de pilotagem do trabalho; 4. O papel e apoio do professor; 5. As competências desenvolvidas nos alunos; 6. O processo de avaliação no Trabalho por Projeto.
Metodologias
1. Apresentação e partilha de expetativas/necessidades/interesses; 2. Partilha e discussão das representações sobre o Trabalho por Projeto; 3. Apresentação de um percurso de Trabalho por Projeto; 4. Debate final e esclarecimento de dúvidas.
Modelo
A Certificação da Ação depende da frequência da totalidade das horas.
Observações
Bibliografia sugerida: Correia, C. (2012). Aprender através de projetos. Escola Moderna, 5(43), 12-25. Dewey, J. (1968). Expérience et éducation. Armand Colin. Figueiredo, P. (2014). Desenvolvimento do trabalho em projetos. Escola Moderna, 6(2), 130-137. Giordain, A., Vecchi, G. (2002). L`enseignement scientifique comment faire pour que “ça marche?” (Tradução de Júlia Soares). Delagrave. Gomes, I. (2011). Trabalho de aprendizagem curricular por projetos cooperativos. Escola Moderna, 5(39), 41-54. Legrand, L. (1990). A Pedagogia do Projeto. In E. Leite, M. Malpique, M. R. Santos (Orgs.), Trabalho de Projeto (pp. 36-37). Edições Afrontamento. Louseiro, M. (2020). O trabalho por projetos e a construção social da aprendizagem. Escola Moderna, 6(8), 89-98. Mestre, L. (2008). Regulação do trabalho de projeto e o papel do estudo na aprendizagem. Escola Moderna, 5(32), 18-25. Mestre, L. (2020). A diferenciação pedagógica na sala de aula. Escola Moderna, 8(6), 113-117. Mestre, L. (2024). O trabalho de aprendizagem curricular por projetos cooperativos no 1º Ciclo. Escola Moderna, 12(6), 78-85. Niza, S. (2005). Todo o trabalho humano requer a idealização de um projeto. Escola Moderna, 5(24), 3-4. Peças, A. (2006). Uma cultura para o trabalho de projeto. Escola Moderna, 5(6), 56-65. Perrenoud, P. (2001). Aprender na escola através de projetos: Porquê? Como? In P. Perrenoud (Org.), Porquê construir competências a partir da escola? (pp. 108-121). Asa Editores. Raminhos, E. (2009). Aprendizagens por projetos e circuitos de comunicação no 1.º ano de escolaridade. Escola Moderna, 5(34), 33-48. Serralha, F. (2007). Trabalho em Projectos. In F. Serralha, A Socialização Democrática na Escola: o desenvolvimento sociomoral dos alunos do 1.º CEB (Tese de Doutoramento). Universidade Católica Portuguesa.
Formador
Luís Filipe Batista Mestre
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-09-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |