Tutorias e a Programação da Autorregulação turma ACD11_24/25
Apresentação
Necessidade de monitorização e aferição de procedimentos, no âmbito da implementação da medida de Apoio Tutorial Específico (ATE)/ Tutoria. Assume-se enquanto uma estratégia para a garantia de práticas eficazes no acompanhamento dos alunos sinalizados, promovendo a supervisão, a consultoria técnica e ajustamento na gestão de recursos
Destinatários
Docentes de qualquer ciclo de ensino com cargos de tutoria/Apoio tutorial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Dotar os participantes de informação relativa ao enquadramento legal das medidas de ATE e Tutoria - Apresentar o enquadramento teórico subjacente às tutorias autorregulatórias - Capacitar os formandos para a implementação de práticas promotoras da autorregulação - Promover a partilha de dificuldades e a intervisão de práticas pedagógicas
Conteúdos
- Apresentação do enquadramento legal do ATE e Tutorias de caráter preventivo - As medidas de Apoio tutorial à luz do DL 54/2018 de 6 de julho - As tutorias autorregulatórias: enquadramento teórico - Programa «Mentor» e principais implicações para a prática.
Metodologias
A Certificação da ação depende da frequência da totalidade do n.º de horas.
Avaliação
- Participação nas dinâmicas da ação - Preenchimento que questionário on-line visando as aprendizagens mais significativas
Modelo
- Preenchimento de questionário de avaliação da ação
Bibliografia
DuBois, D. L., Keller, T. E. (2017). Investigation of the integration of supports for youth thriving into a community‐based mentoring program. Child Development, 88(5), 1480-1491. https://doi.org/10.1111/cdev.12887 Ministério da Educação (2020). Orientações para a Recuperação e Consolidação das Aprendizagens ao Longo do Ano Letivo de 2020/2021 . Disponível em: Orientações para a recuperação e consolidação das aprendizagens | Ao longo do ano letivo de 2020.21 (mec.pt). Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). (2016). Promoção do sucesso educativo: Medida “Apoio tutorial específico” – Contributo da OPP. Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses. Simões, F., Alarcão, M. (2008). Crescer, entre a escola e a família: O papel do professor tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 439-448. Rosário, P. (2002a). Estórias sobre o estudar, histórias para estudar. Narrativas auto-regulatórias na sala de aula. Porto: Porto Editora Rosário, P. (2004b). (Des)venturas do Testas: Estudar o estudar. Porto: Porto Editora. Rosário, P. (2019). Mentor: Tutorias Autorregulatórias - Módulo 2. Braga: Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação da Aprendizagem - Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Zimmerman, B. J. (1990). Self-regulated learning and academic achievement: An overview. Educational psychologist, 25(1), 3-17. https://doi.org/10.1207/s15326985ep2501_2
Formador
Tatiana Luísa Pinho Fernandes Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |