458

As Artes da Educação_ Partilhar para melhorar turma ACD4T1-24/25

Apresentação

A arte na educação, entendida como uma forma de expressão que comunica emoções, ideias e experiências, pode enriquecer a formação de professores ao promover práticas artísticas que desenvolvem a sensibilidade, criatividade e competências de resolução de problemas. As estratégias de aprendizagem ativa, que englobam atividades práticas e colaborativas, potenciam o pensamento crítico e a criatividade dos docentes, enquanto práticas interdisciplinares permitem que façam conexões entre diferentes áreas do conhecimento, preparando-os para enfrentar desafios complexos na sala de aula e promovendo um ensino mais holístico e significativo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Desenvolver hábitos de trabalho colaborativo e de reflexão das práticas educativas; - Partilhar ideias, experiências, materiais e métodos que contribuam para a aplicação das Artes na Educação; - Contribuir para o pensamento crítico e a criatividade dos docentes; - Promover a interdisciplinaridade.

Conteúdos

- Inteligência Emocional: Como Influencia a Minha Prática Profissional? - Orquestra de Sapatos: Discriminação Sonora, Trabalho em Equipa, Liderança… - Recuperação de aprendizagens: os códigos de escrita musical não convencional associadas a noções matemáticas. - Somos corpo: Como interajo com e no mundo e como os outros me percecionam? - O nosso espelho: Tomada de consciência do impacto da comunicação verbal e não verbal.

Metodologias

- Dinâmicas de grupo; - Escuta ativa; - Ativação corporal; - Técnicas de rolleplay. Com esta ação os formandos terão oportunidade de trabalhar com diferentes metodologias, em ligação com as experiências e conhecimentos prévios dos formandos, haverá também momentos de partilha de experiências e de discussão/reflexão.

Modelo

Os formandos devem frequentar integralmente a ação de formação para terem direito a certificação. Para terem direito a certificação os formandos terão de frequentar a totalidade das horas da ação de formação. Os formandos preencherão um questionário de satisfação da formação.

Formador

Dalila Salomé Roxo Vicente

Elsa Marcelina Mendonça Pereira Henriques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-09-2024 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 10-09-2024
Fim: 10-09-2024
Acreditação: ACD 4-2024-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro - AE Cister