As Artes da Educação_ Partilhar para melhorar turma ACD4T1-24/25
Apresentação
A arte na educação, entendida como uma forma de expressão que comunica emoções, ideias e experiências, pode enriquecer a formação de professores ao promover práticas artísticas que desenvolvem a sensibilidade, criatividade e competências de resolução de problemas. As estratégias de aprendizagem ativa, que englobam atividades práticas e colaborativas, potenciam o pensamento crítico e a criatividade dos docentes, enquanto práticas interdisciplinares permitem que façam conexões entre diferentes áreas do conhecimento, preparando-os para enfrentar desafios complexos na sala de aula e promovendo um ensino mais holístico e significativo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Desenvolver hábitos de trabalho colaborativo e de reflexão das práticas educativas; - Partilhar ideias, experiências, materiais e métodos que contribuam para a aplicação das Artes na Educação; - Contribuir para o pensamento crítico e a criatividade dos docentes; - Promover a interdisciplinaridade.
Conteúdos
- Inteligência Emocional: Como Influencia a Minha Prática Profissional? - Orquestra de Sapatos: Discriminação Sonora, Trabalho em Equipa, Liderança… - Recuperação de aprendizagens: os códigos de escrita musical não convencional associadas a noções matemáticas. - Somos corpo: Como interajo com e no mundo e como os outros me percecionam? - O nosso espelho: Tomada de consciência do impacto da comunicação verbal e não verbal.
Metodologias
- Dinâmicas de grupo; - Escuta ativa; - Ativação corporal; - Técnicas de rolleplay. Com esta ação os formandos terão oportunidade de trabalhar com diferentes metodologias, em ligação com as experiências e conhecimentos prévios dos formandos, haverá também momentos de partilha de experiências e de discussão/reflexão.
Modelo
Os formandos devem frequentar integralmente a ação de formação para terem direito a certificação. Para terem direito a certificação os formandos terão de frequentar a totalidade das horas da ação de formação. Os formandos preencherão um questionário de satisfação da formação.
Formador
Dalila Salomé Roxo Vicente
Elsa Marcelina Mendonça Pereira Henriques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-09-2024 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |