441

Oficina de Papel – Técnicas e Construção de Objetos turma T1-24/25

Apresentação

As Expressões Artísticas manifestam-se como instrumento fundamental no processo das aprendizagens, contribuindo para o desenvolvimento do sentido estético, crítico e criativo do ser humano. Contribuem, de igual modo, para o desenvolvimento cognitivo, a expressão das emoções, o estímulo da capacidade imaginativa, da perceção e do domínio motor, fortalecendo o progresso pessoal e social do indivíduo. Verifica-se, por isso, importante a prática e a reflexão contínuas nestas áreas, através da capacitação de docentes e da criação de recursos facilitadores das práticas por forma a encontrar estratégias para a implementação do desenvolvimento das competências criativas e artísticas dos alunos e, ser uma medida de apoio ao sucesso educativo, numa perspetiva de interdisciplinaridade para o desenvolvimento das Orientações Curriculares e das Aprendizagens Essenciais.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Grupo 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Grupo 110. 

Objetivos

Pretende-se, com esta oficina, entrar no mundo da engenharia do papel através da exploração das múltiplas possibilidades do papel para a criação de objetos em papel, explorando diferentes técnicas. Pretende-se, ainda, oferecer aos professores possibilidades de atualização, debate, experimentação e partilha sobre as visões contemporâneas da arte e as suas possíveis aplicações no contexto educativo, por forma a: - Integrar, nas práticas usuais, estratégias intencionais de estimulação das competências artísticas; - Explorar materiais e técnicas artísticas e, identificar objetivos subjacentes à sua utilização, através da partilha de ideias e práticas; - Elaborar um portfólio de materiais para a intervenção estruturada utilizando as técnicas aprendidas; - Entender as Expressões Artísticas enquanto práticas experimentais, criativas e multidisciplinares; - Enquadrar as aprendizagens e experimentação no âmbito das orientações curruculares e das aprendizagens essenciais, numa perspetiva transdisciplinar do desenvolvimento curricular.

Conteúdos

O Papel como elemento artístico potencializador da criação artística. - Exploração das diferentes potencialidades de construção a partir do papel; - Sensibilização para a reutilização de materiais; - Experimentação de diferentes técnicas (pop-up, origami, kirigami, paragami); - Construção de objetos em papel, tais como, cadernos em acordeão (Leporello), “Victorian puzzle purse”, cartões pop-up, entre outros; - Construção de portefólio. MATERIAL NECESSÁRIO: Cada formando deve ter consigo um conjunto de materiais básicos, como riscadores, papéis diversificados, tesoura, cola, x-ato ou faca técnica, régua, entre outros.

Metodologias

PRESENCIAL: 1. Enquadramento da temática; 2. Enquadramento teórico focado na experimentação prática; 3. Propostas de experimentação plástica a partir de exercícios com recurso a diferentes materiais e técnicas; 4. Planificação e realização de um projeto de experimentação; 5. Partilha das propostas concebidas pelas/os formandas/os TRABALHO AUTÓNOMO: 1. Planificação de uma atividade; 2. Implementação da(s) atividade(s) em contexto educativo (grupos /turmas); 3. Construção de um portefólio; 4. Criação de uma apresentação e reflexão crítica com enfoque na(s) atividade(s) implementadas nos grupos e nas turmas.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: 1. Participação nas sessões (25%); 2. Portefólio com a recolha dos trabalhos realizados ao longo da oficina, complementado com um plano de ação e avaliação (50%); 3. Apresentação de evidências da utilização dos recursos produzidos (25%).

Bibliografia

- LANG, R. J. (2004). Origami and geometric constructions. http://www.langorigami.com. - KANEGAE, M. e IMAMURA, P. (2002). Origami: Arte e técnica da dobradura de papel. Aliança Cultural Brasil-Japão. - BIRMINGHAM, Duncan (2019). Pop-Up Design and Paper Mechanics: How to Make Folding Paper Sculpture. - CARTER, David A. & DIAZ, James (2021). The Complexities of Pop-Up. CARTER, David A. & DIAZ, James (1999). The Elements of Pop-Up. - PHILLIPS, Trish & MONTANARO, Ann (2019). Practical Pop-Ups and Paper Engineering: A Step-By-Step Course In The Art Of Creative Card-Making.

Anexo(s)

Observações

Sandrine Cordeiro desenvolve trabalho artístico desde 1994 em diferentes áreas de expressão artística e é docente desde 2003. Habilitações académicas: - Título de Especialista em Teatro, 2023; - Mestrado em Teatro, 2012; - Profissionalização em Serviço, 2010; - Pós-graduação em História da Arte Contemporânea, 2001; - Licenciatura em Artes Plásticas, 2000.

5, 12, 19, 26 de fevereiro e fia 12 de março ( 3 horas) 4.ª feira

Formador

Sandrine Cordeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 11-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 25-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 02-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 09-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 04-11-2024
Fim: 09-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125488/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro/CFAECAN