Animação em Stop Motion com Smartphone turma T1-24/25
Apresentação
As Expressões Artísticas manifestam-se como instrumento fundamental no processo das aprendizagens, contribuindo para o desenvolvimento do sentido estético, crítico e criativo do ser humano. Contribuem, de igual modo, para o desenvolvimento cognitivo, a expressão das emoções, o estímulo da capacidade imaginativa, da perceção e do domínio motor, fortalecendo o progresso pessoal e social do indivíduo. Verifica-se, por isso, importante a prática e a reflexão contínuas nestas áreas, através da capacitação de docentes e da criação de recursos facilitadores das práticas por forma a encontrar estratégias para a implementação do desenvolvimento das competências criativas e artísticas dos alunos e das Aprendizagens Essenciais, com recurso ao uso das tecnologias.
Destinatários
Professores dos Grupos de recrutamento 240, 530 e 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de recrutamento 240, 530 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de recrutamento 240, 530 e 600.
Objetivos
Pretende-se, com esta oficina, oferecer aos professores possibilidades de atualização, debate, experimentação e partilha sobre as visões contemporâneas da arte e as suas possíveis aplicações no contexto educativo, mobilizando-os, igualmente, para o uso das tecnologias, por forma a: Apresentar as noções básicas da Animação (stop motion), de uma forma experimental e criativa. - Integrar, nas práticas usuais, estratégias intencionais de estimulação das competências artísticas; - Explorar materiais e técnicas artísticas e, identificar objetivos subjacentes à sua utilização, através da partilha de ideias e práticas; - Elaborar um filme animado utilizando as técnicas aprendidas; - Entender as Expressões Artísticas enquanto práticas experimentais, criativas e multidisciplinares, integrando a animação Stop Motion como recurso de documentação do processo criativo; - Enquadrar as aprendizagens e experimentação no âmbito das Aprendizagens Essenciais das disciplinas e numa perspetiva transdisciplinar do desenvolvimento curricular.
Conteúdos
A animação como documento do processo criativo Criação de animações em Stop Motion com o recurso de smartphone. Animação: - Breve história da Animação; - Stopmotion (frame by frame); - Visionamento de algumas curtas metragens; - Apresentação dos materiais; Exercícios com smartphone: - Diferentes técnicas e materiais para diferentes ideias; - Aplicações para Smartphone: Stop Motion Studio e YouCut – Video Editor (versões gratuitas). Execução de um filme de animação Edição: - Captura das imagens; - Edição; - Exportação; Visionamento dos resultados obtidos. MATERIAL NECESSÁRIO: Cada formando deve ter consigo um conjunto de materiais básicos, como riscadores, papéis, tesoura, cola, x-ato ou faca técnica, régua, pequenos objetos, entre outros. Smartphone com app instalada: Stop Motion Studio e YouCut – Video Editor (versões gratuitas)
Metodologias
PRESENCIAL: 1. Enquadramento da temática; 2. Enquadramento teórico através da prática; 3. Propostas de experimentação plástica a partir de exercícios com recurso a diferentes materiais e técnicas; 4. Planificação e realização de um projeto de experimentação; 5. Partilha das propostas concebidas pelas/os formandas/os. TRABALHO AUTÓNOMO: 1. Construção de materiais específicos, utilização e exploração e implementação das atividades em contexto educativo, no âmbito do programa curricular; 2. Criação de um portefólio do trabalho desenvolvido e implementado em contexto educativo, nas respetivas turmas. 3. Apresentação e discussão em grande grupo
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: 1. Participação nas sessões (25%); 2. Portefólio com a recolha dos trabalhos realizados ao longo da oficina, complementado com um plano de ação e avaliação (50%); 3. Relatório/reflexão individual e apresentação de evidências da utilização dos recursos produzidos em contexto educativo com enfoque no desenvolvimento curricular (25%).
Bibliografia
- Karatimur Çutsay, Birnur. - Moreira, Cláudia Ferreira Fernandes (2017) - O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de Cinema. Covilhã, dissertação de mestrado, UBI. https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/6706. - 3 Ramos, Gonçalo Luís Ramos de (2018) - Foco-Cinema em Ação! projeto artístico de intervenção comunitária em contexto escolar. Lisboa: ESE. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/8241. - Sun, Koun-Tem, Chun-Huang Wang e Ming-Chi Liu.
Anexo(s)
Observações
Sandrine Cordeiro desenvolve trabalho artístico desde 1994 em diferentes áreas de expressão artística e é docente desde 2003. Habilitações académicas: - Título de Especialista em Teatro, 2023; - Mestrado em Teatro, 2012; - Profissionalização em Serviço, 2010; - Pós-graduação em História da Arte Contemporânea, 2001; - Licenciatura em Artes Plásticas, 2000.
Formador
Sandrine Cordeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-06-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 18-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 25-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 02-07-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |