Expressão Dramática – Teatro - Ver, Estar, Ser e Agir turma T1-24/25
Apresentação
As Expressões Artísticas manifestam-se como instrumento fundamental no processo das aprendizagens, contribuindo para o desenvolvimento do sentido estético, crítico e criativo do ser humano. Contribuem, de igual modo, para o desenvolvimento cognitivo, a expressão das emoções, o estímulo da capacidade imaginativa, da perceção e do domínio motor, fortalecendo o progresso pessoal e social do indivíduo. Verifica-se, por isso, importante a prática e a reflexão contínuas nestas áreas, através da capacitação de docentes e da criação de recursos facilitadores das práticas por forma a encontrar estratégias para a implementação do desenvolvimento das competências criativas e artísticas dos alunos e, ser uma medida de apoio ao sucesso educativo, numa perspetiva transdisciplinar do desenvolvimento curricular.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Grupo 110.
Objetivos
Pretende-se, com esta oficina, oferecer aos professores possibilidades de atualização, debate, experimentação e partilha sobre as visões contemporâneas da arte e as suas possíveis aplicações no contexto educativo, por forma a: - Integrar, nas práticas usuais, estratégias intencionais de estimulação das competências na área da expressão dramática/teatro; - Explorar técnicas de expressão dramática e, identificar objetivos subjacentes à sua utilização, através da partilha de ideias e práticas; - Elaborar um portfólio de materiais para a intervenção estruturada utilizando as técnicas aprendidas; - Entender a Expressão Dramática e o Teatro enquanto práticas experimentais, criativas e multidisciplinares; - Promover a expressão emocional e criativa dos participantes; - Melhorar a comunicação e as habilidades de expressão verbal e não-verbal; - Estimular a confiança e a autoestima dos participantes; - Proporcionar um ambiente de trabalho mais colaborativo e inclusivo; - Enquadrar as aprendizagens e experimentação no âmbito das disciplinas e, numa perspetiva transdisciplinar do desenvolvimento curricular.
Conteúdos
EXPRESSÃO DRAMÁTICA – TEATRO - Ver, Estar, Ser e Agir Jogos teatrais: - Exercícios de aquecimento; - Exercícios de corpo e voz; - Jogos para o fortalecimento das dinâmicas de grupo; - Jogos dramáticos; - Exercícios de relaxamento. O texto, a personagem e a cena: - O texto e a sua adaptação para cena; - A construção de texto a partir de exercícios; - Personagens: construção e interpretação; - Criação de cenas. Reflexão e discussão: - Partilhar experiências; - Incentivar a reflexão e discussão de ideias. MATERIAIS E CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE ESPAÇO: Espaço amplo, com cadeiras suficientes para o número de participantes, papel e material de escrita.
Metodologias
PRESENCIAL: 1. Enquadramento da temática; 2. Enquadramento teórico assente na prática; 3. Realização dos exercícios propostos em grupo; 4. Planificação e realização de um projeto de experimentação com o grupo; 5. Partilha e reflexão crítica a partir das propostas apresentadas. TRABALHO AUTÓNOMO: 1. Planificação de uma atividade e Implementação da(s) atividade(s) em contexto educativo grupo/turma; 2. Apresentação e reflexão crítica com enfoque na(s) atividade(s) implementadas no contexto educativo.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: 1. Participação nas sessões (25%); 2. Portefólio com a recolha dos trabalhos realizados ao longo da oficina, complementado com um plano de ação e avaliação (50%); 3. Apresentação de evidências da utilização dos recursos produzidos em contexto educativo com enfoque no desenvolvimento curricular (25%).
Bibliografia
Boal, Agusto (2008). Jogos para Atores e Não-Atores. Civilização Brasileira. Melo, Maria do Céu de (2005). A expressão dramática: À procura de percursos. Lisboa: Livros Horizonte. Stanislavski, Constantin (2020). Preparação do Papel pelo do Ator. Bicho do Mato. Da Silva, Dulce Ferreira, Levi Leonido Fernandes Da Silva e Elsa Morgado. Simões, Joaquina Carlota Mila. Guerreiro, Alexandra Maria Caeiro.
Anexo(s)
Observações
Sandrine Cordeiro desenvolve trabalho artístico desde 1994 em diferentes áreas de expressão artística e é docente desde 2003. Habilitações académicas: - Título de Especialista em Teatro, 2023; - Mestrado em Teatro, 2012; - Profissionalização em Serviço, 2010; - Pós-graduação em História da Arte Contemporânea, 2001; - Licenciatura em Artes Plásticas, 2000. Formadora: - CAP_IEFP n.º EDF 14172/2001 DC - CCP n.º CCPFC/RFO-37751/17 - EFormadora: FEe-f712678/2021
Formador
Sandrine Cordeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |