Metodologias ativas: novas práticas pedagógicas turma ACD23_23/24
Apresentação
A garantia de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade requer da parte dos professores a adoção de modelos pedagógicos e estratégias de ensino e de aprendizagem que respondam efetivamente à diversidade de todos os alunos. A dinamização da ACD “Metodologias ativas: novas práticas pedagógicas” assume-se como uma oportunidade de excelência para a partilha de práticas de sucesso e de reflexão conjunta entre professores tendo em vista a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores o 1º ciclo e Professores da Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Metodologias ativas: novas práticas pedagógicas • Reconhecer a necessidade de aprender de outras formas • Desenvolver uma pedagogia ativa para favorecer a aprendizagem e a aquisição de competências essenciais para enfrentar os desafios da vida real.
Conteúdos
1. Nova geração no centro desta inovação pedagógica; 2. Organização do espaço de sala de aula (materiais e áreas de trabalho;) 3. Momentos de aprendizagem: trabalho coletivo, trabalho a pares, trabalho individual; 4. Materiais de diferenciação para implementar a autonomia dos alunos: Plano de trabalho Ateliers Centros de autonomia Escada de autonomia Assembleia de turma 5. Gestão do ambiente de trabalho; 6. Experiências práticas: (Português/ Matemática/Estudo do Meio/Arte).
Metodologias
Partilha de metodologias e estratégias desenvolvidas em sala de aula para dar resposta à diversidade de alunos em sala de aula.
Avaliação
A certificação está dependente do cumprimento integral das horas da ação.
Modelo
Preenchimento de um formulário no final da ação.
Formador
Maria Manuela de Jesus Faustino Prata
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-05-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |