A importância da educação para a tolerância, a paz e a liberdade - a resiliência dos povos oprimidos - II turma ACD18T1-23-24
Apresentação
Esta ação visa enriquecer a compreensão sobre temas como resiliência, tolerância e justiça social. Através da apresentação e eventual leitura do livro e da visualização dos filmes propostos, podem-se explorar as complexidades históricas e humanas do Holocausto e outras formas de opressão. Esta experiência, por sua vez, capacitará os professores a fomentar discussões mais profundas e significativas em sala de aula, promovendo uma consciência crítica e empática entre os alunos. O objetivo é educar para a cidadania global, a empatia intercultural e o respeito pelas diferenças, alinhando-se com a missão do projeto educativo de criar cidadãos conscientes e ativos na sociedade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e da Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Aumentar a Consciência Histórica e Humanitária: Profundar o entendimento sobre o Holocausto e a resiliência dos povos oprimidos. Promover a Tolerância e o Respeito: Sensibilizar para a importância do respeito pelas diferenças e da luta contra o preconceito. Desenvolver o Pensamento Crítico e Empatia: Capacitar os professores para fomentar uma reflexão crítica e empática nos alunos. Incentivar a Cidadania Ativa e Global: Inspirar os alunos a serem cidadãos conscientes e ativos na sociedade. Estimular a Solidariedade e Justiça Social: Reforçar os valores de solidariedade, justiça e equidade. Esses objetivos alinham-se com a visão do projeto educativo de formar cidadãos críticos, conscientes e humanitários.
Conteúdos
Tópicos históricos e sociais relevantes, como o Holocausto, a opressão e a resiliência dos povos. Palestra/debate: Apresentação do livro Um judeu Português em Istambul Discussão e debate dos temas históricos com as questões contemporâneas de tolerância, identidade e justiça social.
Metodologias
Visionamento de dois dos seguintes filmes: "Shoah" (1985), de Claude Lanzmann (Excerto de curta-metragem, 56 min.); "O filho de Saul" (2015) de László Nemes (longa-metragem, 107 min.).
Avaliação
A certificação está dependente do cumprimento integral das horas da ação.
Modelo
Preenchimento de um formulário no final da ação.
Observações
Coordenação : Mestre Carlos Alberto de Jesus Carvalho , com a participação do Doutor José Pedro Cantinho Pereira
Formador
Carlos Alberto de Jesus Carvalho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-02-2024 (Sexta-feira) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Presencial |
2 | 03-02-2024 (Sábado) | 19:00 - 20:30 | 1:30 | Presencial |