422

Estratégias e Metodologias de Aprendizagem Ativa turma ACD14T2_23/24

Apresentação

A Direção-Geral da Educação disponibiliza um conjunto de ações de formação que permitem apoiar os professores e as escolas na criação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, promovendo a sua utilização prática e reflexão crítica sobre os resultados e as possibilidades destas intervenções nos seus contextos educativos. A conceção de um cenário inovador pode ajudar a criar uma resposta aos novos desafios que se colocam à educação, à escola e aos professores do século XXI, de modo que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se a construção de ambientes educativos aliciantes, com o uso da tecnologia, que privilegiam a ação do aluno, favorecendo a motivação, a criatividade e o envolvimento do aluno na construção individual ou coletiva do conhecimento, indo ao encontro de uma educação inclusiva “enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem ena vida da comunidade educativa” (Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho). Estes cenários podem ser integrados em contexto curricular das disciplinas, em contextos de trabalho interdisciplinar e/ou de articulação curricular, nomeadamente em Domínios de Autonomia Curricular, tendo por referência o Decreto-Lei nº55/2018, de 6 de julho, que regulamenta a implementação da “Autonomia e Flexibilidade Curricular” nas escolas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Compreender a pertinência do desenvolvimento de atividades de aprendizagem ativa no contexto educativo atual; Refletir sobre o conceito de aprendizagem ativa; Conhecer metodologias e estratégias que promovem a aprendizagem ativa; Partilhar práticas pedagógicas que recorrem a metodologias ativas de aprendizagem.

Conteúdos

Conceito de aprendizagem ativa; Métodos e estratégias de aprendizagem ativa; Exemplos práticos de aprendizagem ativa.

Modelo

A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD. No final da sessão os formandos deverão preencher um inquérito de satisfação.

Formador

Salomé da Silva Pedro

Início: 07-05-2024
Fim: 21-05-2024
Acreditação: ACD 14 - 2023-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro - AE Cister