421

Estratégias e Metodologias de Aprendizagem Ativa turma ACD14T1_23/24

Apresentação

A Direção-Geral da Educação disponibiliza um conjunto de ações de formação que permitem apoiar os professores e as escolas na criação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, promovendo a sua utilização prática e reflexão crítica sobre os resultados e as possibilidades destas intervenções nos seus contextos educativos. A conceção de um cenário inovador pode ajudar a criar uma resposta aos novos desafios que se colocam à educação, à escola e aos professores do século XXI, de modo que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se a construção de ambientes educativos aliciantes, com o uso da tecnologia, que privilegiam a ação do aluno, favorecendo a motivação, a criatividade e o envolvimento do aluno na construção individual ou coletiva do conhecimento, indo ao encontro de uma educação inclusiva “enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem ena vida da comunidade educativa” (Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho). Estes cenários podem ser integrados em contexto curricular das disciplinas, em contextos de trabalho interdisciplinar e/ou de articulação curricular, nomeadamente em Domínios de Autonomia Curricular, tendo por referência o Decreto-Lei nº55/2018, de 6 de julho, que regulamenta a implementação da “Autonomia e Flexibilidade Curricular” nas escolas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Compreender a pertinência do desenvolvimento de atividades de aprendizagem ativa no contexto educativo atual; Refletir sobre o conceito de aprendizagem ativa; Conhecer metodologias e estratégias que promovem a aprendizagem ativa; Partilhar práticas pedagógicas que recorrem a metodologias ativas de aprendizagem.

Conteúdos

Conceito de aprendizagem ativa; Métodos e estratégias de aprendizagem ativa; Exemplos práticos de aprendizagem ativa.

Modelo

A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD. No final da sessão os formandos deverão preencher um inquérito de satisfação.

Formador

Salomé da Silva Pedro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-03-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 10-04-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 06-03-2024
Fim: 10-04-2024
Acreditação: ACD 14 - 2023-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Externato Cooperativo da Benedita