Estratégias e Metodologias de Aprendizagem Ativa turma ACD14T1_23/24
Apresentação
A Direção-Geral da Educação disponibiliza um conjunto de ações de formação que permitem apoiar os professores e as escolas na criação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, promovendo a sua utilização prática e reflexão crítica sobre os resultados e as possibilidades destas intervenções nos seus contextos educativos. A conceção de um cenário inovador pode ajudar a criar uma resposta aos novos desafios que se colocam à educação, à escola e aos professores do século XXI, de modo que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se a construção de ambientes educativos aliciantes, com o uso da tecnologia, que privilegiam a ação do aluno, favorecendo a motivação, a criatividade e o envolvimento do aluno na construção individual ou coletiva do conhecimento, indo ao encontro de uma educação inclusiva “enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem ena vida da comunidade educativa” (Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho). Estes cenários podem ser integrados em contexto curricular das disciplinas, em contextos de trabalho interdisciplinar e/ou de articulação curricular, nomeadamente em Domínios de Autonomia Curricular, tendo por referência o Decreto-Lei nº55/2018, de 6 de julho, que regulamenta a implementação da “Autonomia e Flexibilidade Curricular” nas escolas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Compreender a pertinência do desenvolvimento de atividades de aprendizagem ativa no contexto educativo atual; Refletir sobre o conceito de aprendizagem ativa; Conhecer metodologias e estratégias que promovem a aprendizagem ativa; Partilhar práticas pedagógicas que recorrem a metodologias ativas de aprendizagem.
Conteúdos
Conceito de aprendizagem ativa; Métodos e estratégias de aprendizagem ativa; Exemplos práticos de aprendizagem ativa.
Modelo
A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD. No final da sessão os formandos deverão preencher um inquérito de satisfação.
Formador
Salomé da Silva Pedro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 10-04-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |