Desenvolvimento Digital das Escolas: da reflexão à inovação (SELFIE e SELFIE PTK) turma ACD11T1-23/24
Apresentação
A ação enquadra-se no Plano de Ação para a Transição Digital, determinado pela Resolução do Conselho de Ministros nº30, de 21 de Abril de 2020, Pilar I. Capacitação e inclusão digital das Pessoas, Subpilar I. Educação Digital, Medida 1: Programa de Digitalização para as Escolas, Dimensão. Esta ação, pretende auxiliar os elementos das EDD a conhecer a SELFIE e SELFIE PTK, enquanto instrumentos de reflexão coletiva, a partir da ferramenta SELFIE, a pode ajudar a identificar os pontos fortes e as áreas a melhorar, para delinear de forma mais consciente o Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE).
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Delinear um percurso de aprendizagem para a escola; Explorar metodologias e estratégias que promovam a aprendizagem, utilizando recursos educativos digitais; Planificar estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação com recurso a tecnologias digitais; Refletir sobre resultados a alcançar sobre as estratégias a implementar, do ponto de vista das aprendizagens e do desenvolvimento das competências digitais; Dar sustentabilidade ao desenvolvimento digital; Contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema em torno da ferramenta SELFIE, apoiando as escolas na sua transformação digital.
Conteúdos
Reflexão sobre o que significa uma escola digitalmente desenvolvida, bem como é que a reflexão coletiva, a partir da SELFIE, pode ajudar a identificar os pontos fortes e áreas a melhorar; Apresentação do SELFIE PTK e como pode auxiliar a análise dos resultados da SELFIE e consequentemente a conceção e implementação de planos de ação inovadores para melhorar as competências digitais das escolas; Construção de uma visão partilhada e sua importância para o desenvolvimento digital da escola, assim como para uma escola democrática e inclusiva.
Bibliografia
Comissão Europeia/EACEA/Eurydice. (2019). A Educação Digital nas Escolas da Europa. https://doi.org/10.2797/393325 Couto, Z. K. (2017). O uso de Recursos Educacionais Digitais na Educação Básica (REDEB): relato de experiência. Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027). https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focus- topics/digital-education/digital-education-action-plan Documentos do MOOC - Kit Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Digital das Escolas: da Reflexão à Inovação https://lms.nau.edu.pt/courses/course-v1:DGE+SELFIE+2023_T4/course/
Observações
Formadoras: Embaixadoras Digitais Sandra Galante (Nova Ágora) e Rita Alexandre (CFAECAN)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-01-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |