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Desenvolvimento Digital das Escolas: da reflexão à inovação (SELFIE e SELFIE PTK) turma ACD11T1-23/24

Apresentação

A ação enquadra-se no Plano de Ação para a Transição Digital, determinado pela Resolução do Conselho de Ministros nº30, de 21 de Abril de 2020, Pilar I. Capacitação e inclusão digital das Pessoas, Subpilar I. Educação Digital, Medida 1: Programa de Digitalização para as Escolas, Dimensão. Esta ação, pretende auxiliar os elementos das EDD a conhecer a SELFIE e SELFIE PTK, enquanto instrumentos de reflexão coletiva, a partir da ferramenta SELFIE, a pode ajudar a identificar os pontos fortes e as áreas a melhorar, para delinear de forma mais consciente o Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Delinear um percurso de aprendizagem para a escola; Explorar metodologias e estratégias que promovam a aprendizagem, utilizando recursos educativos digitais; Planificar estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação com recurso a tecnologias digitais; Refletir sobre resultados a alcançar sobre as estratégias a implementar, do ponto de vista das aprendizagens e do desenvolvimento das competências digitais; Dar sustentabilidade ao desenvolvimento digital; Contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema em torno da ferramenta SELFIE, apoiando as escolas na sua transformação digital.

Conteúdos

Reflexão sobre o que significa uma escola digitalmente desenvolvida, bem como é que a reflexão coletiva, a partir da SELFIE, pode ajudar a identificar os pontos fortes e áreas a melhorar; Apresentação do SELFIE PTK e como pode auxiliar a análise dos resultados da SELFIE e consequentemente a conceção e implementação de planos de ação inovadores para melhorar as competências digitais das escolas; Construção de uma visão partilhada e sua importância para o desenvolvimento digital da escola, assim como para uma escola democrática e inclusiva.

Bibliografia

Comissão Europeia/EACEA/Eurydice. (2019). A Educação Digital nas Escolas da Europa. https://doi.org/10.2797/393325 Couto, Z. K. (2017). O uso de Recursos Educacionais Digitais na Educação Básica (REDEB): relato de experiência. Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027). https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focus- topics/digital-education/digital-education-action-plan Documentos do MOOC - Kit Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Digital das Escolas: da Reflexão à Inovação https://lms.nau.edu.pt/courses/course-v1:DGE+SELFIE+2023_T4/course/

Observações

Formadoras: Embaixadoras Digitais Sandra Galante (Nova Ágora) e Rita Alexandre (CFAECAN)

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-01-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 18-01-2024
Fim: 18-01-2024
Acreditação: ACD 11 - 2023-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online