CANVA: O design gráfico como recurso pedagógico turma ACD13T1-23/24
Apresentação
A ação enquadra-se no Plano de Ação para a Transição Digital, determinado pela Resolução do Conselho de Ministros nº30, de 21 de abril de 2020, Pilar I. Capacitação e inclusão digital das Pessoas, Subpilar I. Educação Digital, Medida 1: Programa de Digitalização para as Escolas, Dimensão. Plano de Capacitação Digital de Docentes, encontra-se estruturada de modo a contribuir para o desenvolvimento de competências consignadas nas áreas previstas no DigCompEdu. Esta ação, inserida no Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) do Agrupamento de Escolas de Cister. O CANVA é uma excelente ferramenta para a criação de conteúdos educativos digitais, gratuita, intuitiva, colaborativa e disponível em várias plataformas. Os recursos de edição são fáceis de utilizar e bastante objetivos, sendo disponibilizada uma extensa uma biblioteca de elementos multimédia.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores de Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• O CANVA for Education enquanto plataforma digital utilizável em contexto escolar; • Conhecer as funcionalidades e potencialidades do CANVA; • Criar conteúdos educativos digitais (individuais e colaborativos); • Partilhar e exportar conteúdos digitais;
Conteúdos
1. Introdução ao CANVA Definição. Metáfora que preside à organização e estrutura. Registo na plataforma (como educador). 2. O ambiente de trabalho do CANVA Áreas e funcionalidades: bibliotecas, ferramentas, recursos multimédia. 3. Criação de recursos Criar recursos educativos (planos de aula, infografias, apresentações,…). 4. Partilha e exportação de recursos/materiais Formatos de exportação e opções de partilha. 5. Trabalho colaborativo Definir equipas de trabalho e desenvolver trabalho colaborativo. 6. Criar, configurar e gerir turmas Integração do CANVA com outras plataformas digitais (Classroom, Teams,…)
Metodologias
Esta ação terá uma duração 6 horas, distribuídas por duas sessões de 3 horas cada. As sessões terão um carácter presencial teórico-prático. Os formandos terão oportunidade de trabalhar individualmente e/ou em grupo, em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento, as experiências e conhecimentos prévios dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão.
Avaliação
A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.
Modelo
No Final da Ação, preenchimento de um Questionário de Avaliação.
Bibliografia
Araújo, J. C., Santos, A. C., & Paixão, M. J. (2023). Canva: Uma ferramenta para a educação criativa. Edições Almedina, ISBN 978-989-664-732-8. Martins, C., Paixão, M. J., & Araújo, J. C. (2022). Canva: uma ferramenta digital para a educação. Educação e Formação, 19(2), 1-15. DOI: 10.15847/edufor.2022.v19n2.p1-15. Santos, A. C., Araújo, J. C., & Paixão, M. J. (2022). O uso do Canva no ensino de design gráfico. Design & Tecnologia, 18(1), 1-15. DOI: 10.15847/designtec.2022.v18n1.p1-15. Araújo, J. C., Paixão, M. J., & Martins, C. (2022). O Canva como ferramenta para a criação de materiais didáticos. Educação e Tecnologias, 19(1), 1-15. DOI: 10.15847/eductec.2022.v19n1.p1-15. Araújo, J. C. (2023). Canva para professores. Amazon Kindle, ISBN 978-989-664-733-5. Paixão, M. J. (2023). Canva para estudantes. Amazon Kindle, ISBN 978-989-664-734-2.
Formador
Manuel Vicente Silva Cunha Calado
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-02-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |